Mudanças entre as edições de "Códigos de linha"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 2: Linha 2:
  
 
Na realidade, PCM, DM e DPCM representam estratégias diferentes para a codificação de
 
Na realidade, PCM, DM e DPCM representam estratégias diferentes para a codificação de
fonte, pela qual um sinal analógico é convertido em uma forma digital. Entretanto, todos os três compartilham uma característica comum: uma vez que a seqüência binária de 1s e 0s for produzida, um código de linha é necessário para a representação elétrica da seqüência binária. Existem vários códigos de linha que podem ser utilizados para esta representação.
+
fonte, pela qual um sinal analógico é convertido em uma forma digital. Entretanto, todos os três compartilham uma característica comum: uma vez que a seqüência binária de 1s e 0s for produzida, um código de linha é necessário para a representação elétrica da sequência binária. Existem vários códigos de linha que podem ser utilizados para esta representação. Cada código de linha tem as suas vantagens e desvantagens, mas eles podem ser caracterizados em geral, como diferentes formas de pulso em banda base.
  
 
[[Arquivo:códigos_linha_simulink.png|990px]]
 
[[Arquivo:códigos_linha_simulink.png|990px]]
  
Primeiramente baixe o arquivo a seguir [[Media:simulink_line_code.zip | Sistema.zip]]. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:
+
Primeiramente baixe o arquivo a seguir [[Media:simulink_line_code.zip | Sistema.zip]]. Descompacte e certifique-se que no MATLAB você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:
 
:;
 
:;
 
  open_system('codigos_linha')
 
  open_system('codigos_linha')

Edição das 14h32min de 9 de novembro de 2015

Códigos de linha - Simulink

Na realidade, PCM, DM e DPCM representam estratégias diferentes para a codificação de fonte, pela qual um sinal analógico é convertido em uma forma digital. Entretanto, todos os três compartilham uma característica comum: uma vez que a seqüência binária de 1s e 0s for produzida, um código de linha é necessário para a representação elétrica da sequência binária. Existem vários códigos de linha que podem ser utilizados para esta representação. Cada código de linha tem as suas vantagens e desvantagens, mas eles podem ser caracterizados em geral, como diferentes formas de pulso em banda base.

Códigos linha simulink.png

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no MATLAB você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('codigos_linha')

ou

codigos_linha

Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, é necessário o Communications System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink e os seguintes blocos:

Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

Modelo e parâmetros

O modelo simula a utilização de códigos de linha para realizar arepresentação elétrica de uma seqüência binária produzida por um conversor analógico-digital. Os testes foram realizados nas versões 2012a, 2014a e 2015a do software MATLAB, funcionando perfeitamente nas mesmas. Podemos visualisar os códigos de linha implementados e seus espectros de magnitude. Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:

  • Rb -> Taxa de transmissão em bits/s;
  • amostras_por_bit -> Amostras por Bit.