Mudanças entre as edições de "Cálculo Aplicado às Telecomunicações I (página)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 8: Linha 8:
  
 
[[Imagem:reta tangente.png |center]]
 
[[Imagem:reta tangente.png |center]]
 +
 +
Agora, admitindo o ponto ''P'' fixo, iremos rotacionar a reta secante até que ela tangencie a curva em um único ponto, neste caso o ponto ''P''. Ao rotacionar a reta secante, os valores de ''(x,y)'' correspondentes ao ponto ''Q'' vão se aproximando dos valores de ''(x,y)'' correspondentes ao ponto ''P''. Esta ''condição limite'' é também aplicável ao valor da inclinação da reta secante, ou seja, à medida que ''Q'' se aproxima de ''P'', o valor da inclinação da reta secante vai se aproximando do valor da inclinação da reta tangente.

Edição das 18h21min de 4 de agosto de 2008

A derivada de uma função

I Interpretação Geométrica da Derivada

Consideremos uma função y = f(x) definida no plano xy e vamos admitir que uma reta intercepte y = f(x) em um ponto P[c, f(c)] fixo e em um ponto . A reta que intercepta dois pontos de uma curva é denominada reta secante. A inclinação ou coeficiente angular m desta reta secante pode ser dada por

Reta tangente.png

Agora, admitindo o ponto P fixo, iremos rotacionar a reta secante até que ela tangencie a curva em um único ponto, neste caso o ponto P. Ao rotacionar a reta secante, os valores de (x,y) correspondentes ao ponto Q vão se aproximando dos valores de (x,y) correspondentes ao ponto P. Esta condição limite é também aplicável ao valor da inclinação da reta secante, ou seja, à medida que Q se aproxima de P, o valor da inclinação da reta secante vai se aproximando do valor da inclinação da reta tangente.