Breve guia sobre administração Linux

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h45min de 18 de maio de 2016 por Msobral (discussão | contribs) (→‎Partições e sistemas de arquivos)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Instalação do sistema operacional


A instalação do sistema operacional inicia pela obtenção de imagens de DVD da distribuição Linux desejada:

... porém outras distribuições existem, dentre elas:

Neste guia, será usada uma distribuição Ubuntu. As instruções aqui contidas servem também, em larga medida, para as distribuições Debian e Ubuntu MATE.

A instalação segue estes passos:

  1. Gerar a midia com a imagem do sistema operacional a ser instalado.
    • Para gravar a imagem em um DVD: deve-se gravar como IMAGEM o arquivo ISO do instalador da distribuição.
    • Para gravar a imagem em um pendrive: deve-se usar um programa especial, tal como unetbootin.
  2. Iniciar o computador de forma que execute o instalador contido na midia de instalação
  3. Proceder a instalação do sistema operacional, escolhendo a forma avançada para que se possa dividir (particionar) o disco rígido como desejado.
    • Particionar o disco de forma a poder atualizar totalmente o sistema operacional sem perder os arquivos de usuários

Particionamento do disco

Deve-se instalar o sistema operacional com particionamento manual do disco. As partições devem ser:

  • /: a partição raiz, onde fica o sistema operacional e seus arquivos de configuração e também arquivos de log e temporários.
  • /home: a partição dos usuários, onde ficam seus diretórios pessoais.
  • swap: a partição de memória virtual, cujo tamanho deve ser ao menos igual ao da memória RAM instalada (na verdade, isso é discutível ... há muitas possibilidades para o tamanho da área de swap, e ela pode inclusive não existir).
Pji1-Hd-estrutura.jpg
A estrutura física de um disco rígido
Pji1-Particoes1.jpeg
O espaço de armazenamento de um
disco dividido em partições


O particionamento acima corresponde a uma instalação típica muito simples. A principal ideia por trás dessa escolha foi possibilitar que o sistema operacional fosse reinstalado sem que se percam os arquivos de usuários (e sem necessidade fazer backup para essa finalidade). Mas há outras possibilidades para particionamento do disco, dependendo do propósito para que o sistema operacional deve ser instalado.

Partições e sistemas de arquivos

Imagine que um novo disco rígido foi instalado no seu computador. O que é necessário fazer para usá-lo ? O mesmo vale para o uso de um pendrive, ou a leitura de um DVD ou CD. Essas midias armazenam arquivos, e, desta forma, possuem um sistema de arquivos. Mas como integrá-lo ao sistema operacional ?


Primeiro de tudo, essa nova unidade de armazenamento deve ser formatada. Isso significa que deve ser preparada para que arquivos e diretórios possam ser armazenados. A formatação implica escolher um tipo de sistema de arquivos, e existem vários deles disponíveis. Essa escolha pode ser bastante técnica, dependendo do que se precisa guardar na midia. Mas, para os nossos propósitos, vamos nos restringir aos sistemas de arquivos mais populares:

Sistemas de arquivos Tipo de midia
ext4fs, ext3fs, xfs, btrfs, jfs discos rígidos
vfat, fat32 pendrives
iso9660 e variações CD, DVD


Segundo, a midia formatada deve ser integrada à árvore de diretórios. Essa integração, chamada de montagem, implica ela ser adicionada à árvore de diretórios por meio de um ponto de montagem. Após isso, a midia pode ser utilizada para guardar ou acessar novos arquivos.


Pji-Filesystem-tree-mountpoints.png
Uma árvore de diretórios com três sistemas de arquivos nos pontos de montagem /, /home e /usr

Guia rápido sobre criação de partições

O particionamento de disco APÓS a instalação do sistema operacional pode ser necessária em algum momento. O procedimento a ser visto em boa parte pode ser aplicado também ao caso da instalação de um segundo (ou terceiro ...) disco ao computador. Basicamente deve-se fazer o seguinte:

  1. Usar um programa de particionamento para editar a tabela de partições do disco: no modo texto pode-ser usar os programas fdisk ou parted, e no modo gráfico o gparted.
    fdisk /dev/sda
    
  2. Formatar a nova partição, o que serve para criar um sistema de arquivos dentro da partição: isso depende do tipo de sistema de arquivos a ser criado. Para simplificar, vamos usar o tipo mais comum em sistemas Linux atualmente, que é o ext4. O programa de formatação no modo texto se chama mke2fs. No modo gráfico isso pode ser feito com o próprio gparted.
    # OBS: substitua /dev/sda7 pelo caminho da partição que você criou !!!
    mke2fs -j /dev/sda7
    
  3. Montar o novo sistema de arquivos em algum diretório, para que possa ser utilizado: isso deve ser feito no modo texto, usando-se o comando mount.
    # OBS: substitua /dev/sda7 pelo caminho da partição que você criou, e /mnt pelo diretório
    # onde quer montá-la !!!
    mount /dev/sda7 /mnt