Breve guia sobre administração Linux

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h15min de 18 de maio de 2016 por Msobral (discussão | contribs) (Criou página com '== Criando partições: um guia rápido == O particionamento de disco APÓS a instalação do sistema operacional pode ser necessária em algum momento. O procedimento a ser vis...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Criando partições: um guia rápido

O particionamento de disco APÓS a instalação do sistema operacional pode ser necessária em algum momento. O procedimento a ser visto em boa parte pode ser aplicado também ao caso da instalação de um segundo (ou terceiro ...) disco ao computador. Basicamente deve-se fazer o seguinte:

  1. Usar um programa de particionamento para editar a tabela de partições do disco: no modo texto pode-ser usar os programas fdisk ou parted, e no modo gráfico o gparted.
    fdisk /dev/sda
    
  2. Formatar a nova partição, o que serve para criar um sistema de arquivos dentro da partição: isso depende do tipo de sistema de arquivos a ser criado. Para simplificar, vamos usar o tipo mais comum em sistemas Linux atualmente, que é o ext4. O programa de formatação no modo texto se chama mke2fs. No modo gráfico isso pode ser feito com o próprio gparted.
    # OBS: substitua /dev/sda7 pelo caminho da partição que você criou !!!
    mke2fs -j /dev/sda7
    
  3. Montar o novo sistema de arquivos em algum diretório, para que possa ser utilizado: isso deve ser feito no modo texto, usando-se o comando mount.
    # OBS: substitua /dev/sda7 pelo caminho da partição que você criou, e /mnt pelo diretório
    # onde quer montá-la !!!
    mount /dev/sda7 /mnt