Brainstorming Individual

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h37min de 16 de setembro de 2019 por Moecke (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O espírito do brainstorm está no não-julgamento crítico das idéias.

Arme-se de lápis e papel (ou um gravador ou o que você preferir para registrar idéias) e comece a anotar todas as idéias que vierem à cabeça, sem nenhuma crítica ou medo de parecer ridículo ou idiota (mesmo porque você está sozinho). O objetivo deste exercício é fazer fluir o maior número possível de idéias, por mais absurdas que pareçam.

Marque um tempo determinado para o exercício, ou um número mínimo de idéias a ser atingido.

Enquanto o grupo de brainstorming pode ser mais eficaz na geração de ideias do que em resolver problemas da forma tradicional, vários estudos demonstram que o brainstorming individual produz mais – e muitas vezes melhor.

Isso pode ocorrer porque os grupos nem sempre são rigorosos em seguir as regras do brainstorming. As pessoas podem colocar tanta atenção nas outras que não conseguem gerar ideias próprias, ou elas esquecem sobre o que pensaram enquanto esperam pela sua vez para falar. Isso se chama “bloqueio”.

Dica: Pode parecer um tanto óbvio, mas para tirar o máximo proveito de sua sessão de brainstorming individual, escolha um lugar confortável para você se sentar e pensar. Minimize as distrações e concentre-se no problema em questão.

Desabilitar os avisos de novas interações nas redes sociais, através do seu celular ajuda, e muito!

Uma sessão individual é mais eficaz quando você precisa resolver um problema simples, gerar uma lista de ideias, ou se concentrar em um assunto amplo. Grupo de brainstorming geralmente é mais eficaz para a resolução de problemas complexos.

Para conseguir o máximo da seção de brainstorming individual, além de escolher um local confortável, minimize as distrações para poder focar no problema. Se conhece, use mapas mentais para organizar e desenvolver as ideias.

FONTE: