Botânica no IFSC-SJ

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h13min de 17 de junho de 2021 por Ana.pruner (discussão | contribs) (Criou página com 'O presente projeto de pesquisa “A Botânica do IFSC São José em fotografias, desenhos e pinturas.” nasce para produzir uma pesquisa em forma de registro, catalogação e...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O presente projeto de pesquisa “A Botânica do IFSC São José em fotografias, desenhos e pinturas.” nasce para produzir uma pesquisa em forma de registro, catalogação e representação das plantas que o IFSC São José possui no seu interior e fachada. Inicia com a constituição da equipe, contando com: coordenadora, docentes da área da biologia, servidores que têm produção em fotografia, desenho e pintura, bolsista extensionista e demais interessados. O projeto tem etapas: a) montar equipe, b) realizar constantemente reuniões de planejamento, avaliação de todo o processo - coletivamente, c) registrar por meio de fotografia as folhas, flores e afins, d) catalogar o material, e) montar um arquivo acessível por filtros de pesquisa, f) criar um app, g) desenvolver os desenhos e pinturas de algumas imagens, h) divulgar o material, i) realizar a exposição e j) entrega do relatório final. A metodologia consiste em construção coletiva do registro e representação da flora, com discussão dos encaminhamentos nas reuniões (semanais ou quinzenais). Termos momentos de pesquisa bibliográfica e de imagens botânicas, botânicas e arte, além de catálogos botânicos. Outro processo será a de criação de imagens em desenho e pintura, que pode ser individual ou coletivo (via meet), dependendo do planejamento que será definido pela equipe. O banco de imagem (fotografia e representação) será organizado para dois produtos: exposição/catálogo e um app. Todo o trabalho é possível em formato presencial e em ANP. Além da equipe executora, teremos o convite de pessoas interessadas e com alguma caminhada em produção de imagem (fotografia, desenho e pintura).

Esta proposta necessita de um bolsista (discente protagonista) para viabilizar sua execução. Um bolsista com conhecimentos na área de arte, para o planejamento e execução de todo o processo de fotografia, desenho e pintura, junto a equipe, assim como conhecimentos tecnológicos para organização do material em formato digital de fácil acesso/interface.


OBJETIVOS: GERAL REALIZAR REGISTRO FOTOGRÁFICO, PESQUISA DA PARTE BOT NICA, POSTERIOR TRABALHO VISUAL EM DESENHO E AQUARELA DAS FOLHAS, FLORES E OUTROS MATERIAIS DA FLORA INTERNA DO IFSC SÃO JOSÉ; CULMINANDO EM UMA CATÁLOGO DIGITAL E EXPOSIÇÃO DAS PROPOSTAS VISUAIS PRODUZIDAS (FOTOGRAFIAS E ILUSTRAÇÕES BOT NICAS).

ESPECÍFICOS Organizar a equipe de trabalho, assim como definir a metodologia dos encontros, considerando o distanciamento social e as normas do IFSC. O projeto prevê a participação - desde o início - do bolsista discente, com protagonismo. Contactar colegas/servidores que fotografam, pintam, desenham, para participarem do projeto; definindo como será a realização dos desenhos e pinturas (individual ou em formato de oficina coletiva). Convidar colegas da área da biologia, para participar da parte de classificação e análise das plantas registradas. Realizar o registro fotográfico da flora interna do campus. Realizar a catalogação das imagens/plantas. Planejar e executar o material em formato digital de fácil acesso/interface e do app. Planejar e realizar a divulgação de todo material. Avaliar todo o processo em seu desenvolvimento e ao final de todo projeto.

Coordenação: Sandra Albuquerque Reis Fachinello. Bolsista: Gustavo Cemin Fernandes. Colaboradoras: Ana Paula Pruner de Siqueira e Silvia Matusaki.