Bluetooth - Tradução Português

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h55min de 6 de junho de 2007 por Wagner (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

BLUETOOTH

Bluetooth é uma especificação industrial para redes pessoais sem fio da área de trabalho pessoal (PANs). Bluetooth provê o caminho para conexão e troca de informações entre os dispositivos como telefone móvel, laptops, computadores pessoais, impressora, câmera digital e controle de vídeo game numa freqüência de rádio de curto alcance não licenciado globalmente. As especificações do Bluetooth são desenvolvidas e licenciadas pelo grupo de interesse especial de Bluetooth.


USOS

Bluetooth é um padrão e um protocolo de comunicação de rádio projetado principalmente para o consumo de baixa potência, com curto alcance ( poder-classe dependente: 1 metro, 10 metros, 100 metros ) baseados nos tranceptores microships em cada dispositivo de baixo custo. Bluetooth deixa estes dispositivos comunicarem-se um com o outro quando estão na escala. Os dispositivos usam um sistema de radiocomunicação, assim tem que estar na linha de vista, e podem mesmo estar outros quatros, contanto que a transmissão recebida seja bastante poderosa.


LISTA DE APLICAÇÕES

As aplicações mais prevalecentes do Bluetooth incluem:

  • Controle sem fio e comunicação entre um telefone da pilha e um jogo mão-livre ou do carro. Esta era uma das aplicações mais adiantadas e mais populares.
  • Trabalho em rede sem fio entre PCs e um espaço confinado e onde pouca largura de faixa é requerida.
  • Comunicação sem fio com PCs de entrada e saída do PC, entre os mais comuns o mouse, o teclado e a impressora.
  • Transferência de arquivos entre dispositivos com OBEX.
  • Transferência de detalhes do contato, de nomeações do calendário, e de lembretes entre dispositivos com OBEX.
  • Recolocação de comunicações série sem fio, tradicionais no equipamento de teste, nos receptores do GPS, no equipamento médico e nos dispositivos do controle de tráfego.
  • Para controles onde infravermelhos são usados tradicionalmente.
  • Emissão de pequenas propagandas de Bluetooth permitiu anunciar Hoardings a outros, descobrindo dispositivos de Bluetooth.
  • Jogos de console - Nintendo WII da sétima geração, Sony Playstation 3 – usam Bluetooth para seus perspectivos controles sem fio.


BLUETOOTH CONTRA O WI-FI NO TRABALHO EM REDE

Bluetooth e o Wi-Fi ambos têm seus lugares em escritórios, casas, e no movimento: ajustando-se - acima das redes, imprimindo ou transferindo apresentações e arquivos para PDAs e para computadores.


BLUETOOTH

Bluetooth é executado em uma variedade de produtos novos tais como telefones, impressoras, modem, e headsets. Bluetooth é aceitável para situações quando dois ou os mais dispositivos estão na proximidade e não requerem a largura de faixa elevada. Bluetooth é usado geralmente com os telefones e os dispositivos computando hand-held, usando um headset de Bluetooth ou transferindo arquivos dos telefones/PDAs aos computadores. Bluetooth simplifica também a descoberta e a instalação dos serviços. Os dispositivos de Bluetooth anunciam todos os serviços que fornecem. Isto faz a utilidade do serviço que muito mais acessível, sem a necessidade de se preocupar sobre endereços de rede, as permissões e a todas as outras considerações que vão com redes típicas.


WI-FI

O Wi-Fi é mais analogia à rede Ethernet tradicional e requer que ajuste a configuração de recursos acima compartilhados, transmite arquivos, as ligações áudio (por exemplo, headsets e dispositivos hands-free). Usa os mesmos radiofreqüências que Bluetooth, mas com saída de poder mais elevado tendo por resultado uma conexão mais forte. O Wi-Fi é às vezes, mas raramente Predefinição: Fato, chamado “Ethernet wireless.” Embora esta descrição seja incorreta, fornece uma indicação de suas forças e fraquezas relativas. O Wi-Fi requer mais instalação, mas é servido melhor operando redes full-scale porque permite uma conexão mais rápida, uma escala melhor da estação baixa, e uma segurança melhor do que Bluetooth.Predefinição: Fato Um método para comparar a eficiência da transmissão da rede sem fio protocola como Bluetooth e o Wi-Fi é capacidade espacial, ou bits por o segundo por o medidor quadrado.


EXIGÊNCIAS DO COMPUTADOR

Um computador pessoal deve ter um dongle de Bluetooth comunica-se com outros dispositivos de Bluetooth (tais como telefones móveis, mouse e teclados). Quando alguns computadores portáteis e poucos computadores desktop contiverem já um dongle interno de Bluetooth, a maioria de computadores requerem um dongle externo do USB Bluetooth. Ao contrário de seu predecessor, IrDA, em que cada dispositivo requer um dongle separado, dispositivos múltiplos de Bluetooth pode comunicar-se com um computador sobre um único dongle.


SUPORTE DE OPERAÇÃO DO SISTEMA

Linux fornece duas pilhas de Bluetooth, com a pilha de BlueZ incluída com a maioria de sementes de Linux. Originalmente foi desenvolvido por Qualcomm e Affix. BlueZ suporta todos os protocolos e camadas de Bluetooth do núcleo. Somente o bloco 2 do serviço do Microsoft Windows XP e umas versões mais atrasadas de Windows têm a sustentação nativa para Bluetooth. As versões precedentes requereram os usuários instalar próprios excitadores dos seus dongles de Bluetooth, que tenderam a clash com o sistema se operando. Dongles de Bluetooth de Microsoft próprios (que são empacotados com seus dispositivos do computador de Bluetooth) não têm nenhum excitador externo e requerem assim pelo menos o bloco 2 do serviço de Windows XP.


ESPECIFICAÇÕES E CARACTERÍSTICAS

A especificação de Bluetooth foi desenvolvida em 1994 por Sven Mattisson e por Jaap Haartsen, que estavam trabalhando para plataformas móveis de Ericsson em Lund, Sweden. As especificações formalizadas pelo grupo de interesse especial de Bluetooth (SIG). O SIG foi anunciado formalmente em 20 de maio de1998. Hoje tem 7000 companhias no mundo todo. Foi estabelecido por Ericsson, Sony Ericsson, IBM, Intel, Toshiba, Nokia, e juntado mais tarde muitas outras companhias. Bluetooth é também conhecido como IEEE 802.15.1.


BLUETOOTH 1.0 e 1.0B

As versões 1.0 e 1.0B tiveram muitos problemas, e os fabricantes tiveram dificuldades de fazer seus produtos funcionarem. As versões 1.0 e 1.0B tiveram também a transmissão imperativa do endereço de dispositivo de hardware de Bluetooth (BD_ADDR) no processo do handshaking, submetendo o anonymity impossível em um nível do protocolo, que fosse um atraso principal para os serviços de planejamento usado em ambientes de Bluetooth, tais como Consumerium.


BLUETOOTH 1.1

  • Muitos erros encontrados nas especificações 1.0B eram fixos.
  • Sustentação adicionada para os canais non-encrypted.
  • Indicador da Força do Sinal Recebido(RSSI).


BLUETOOTH 1.2

Esta versão é backward-compatible com 1.1 e os realces principais incluem o seguinte:

  • Conexão e descoberta mais rápidas
  • Adaptive frequency-hopping spread spectrum (AFH), que melhora a resistência à interferência da radiofrequencia evitando o uso de freqüências aglomeradas na seqüência do hopping.
  • Uma transmissão mais elevada na prática, até 721 kbps, como em 1.1.
  • Extended Synchronous Connections (eSCO), que melhoram a qualidade da voz das ligações de áudio permitindo retransmissões de pacotes corrompidos.
  • Host Controller Interface (HCI) com suporte para três-fios UART.


BLUETOOTH 2.0

Esta versão, especificada em novembro 2004, é backward-compatible com 1.1. O detalhe principal é a introdução de uma taxa de dados realçada (EDR) de 3.0 Mbps. Isto tem os seguintes efeitos:

  • Velocidade de três vezes mais rápida da transmissão, até 10 vezes em determinados casos (até 2.1 Mbit/s).
  • Consumo de potência mais baixo através de um ciclo reduzido.
  • Simplificação dos cenários da multi-ligação devido à largura de faixa mais disponível.
  • Desempenho melhorado (taxa de erro de bit).


BLUETOOTH 2.1

A versão 2.1 da especificação do núcleo de Bluetooth + EDR, é inteiramente backward-compatible com 1.1, e estará adotada pelos SIG de Bluetooth uma vez que o teste da inter-operabilidade terminar. Esta especificação inclui as seguintes características:

  • Extended inquiry response : fornece mais informação durante o procedimento de pesquisa para permitir filtrar melhor os dispositivos antes da conexão. Esta informação inclui o nome do dispositivo, uma lista dos serviços que o dispositivo suporta, outras informações como a hora, e emparelhar a informação.
  • Sniff subrating: reduz o consumo de potência quando os dispositivos estão na modalidade baixa-potência do sniff, especialmente nas ligações com fluxos de dados assimétricos. A maioria dos dispositivos da relação humana (HID) esperam-se beneficiar, com os dispositivos do mouse e do teclado que aumentam a vida da bateria de 3 a 10 vezes daqueles usados atualmente.
  • Encryption Pause Resume: permite uma chave do encryption de ser refrescado, permitindo um encryption muito mais forte para as conexões que permanecem por muito tempo, acima de 24 horas.
  • Secure Simple Pairing : melhora radical a experiência emparelhando-se para dispositivos de Bluetooth, quando aumenta o uso e a força da segurança. Espera-se que esta característica aumentará significativamente o uso de Bluetooth.

Um piconet é uma rede de computador ad-hoc, usando protocolos da tecnologia de Bluetooth permitindo que um dispositivo mestre interconecte com até sete dispositivos ativos. Até 255 dispositivos mais adicionais podem ser inativos, ou estacionados, sendo que o dispositivo mestre pode trazê-lo ao status ativo em qualquer momento. A toda hora, os dados podem ser transferidos entre o mestre e outro dispositivo. Entretanto, os interruptores mestres rapidamente interligam um dispositivo ao outro em uma forma de round-robin. (A transmissão simultânea do mestre a múltiplos outros dispositivos é possível, mas não é muito usado). Um ou outro dispositivo pode comutar papéis e transformar-se em mestre em qualquer momento. A especificação de Bluetooth reserva conectar dois ou mais piconets junto para dar forma a um scatternet, com alguns dispositivos que agem como uma ponte simultaneamente jogando o papel mestre e o papel escravo em um piconet. Estes dispositivos são planeados para 2007.


AJUSTE - ACIMA DAS CONEXÕES

Todo o dispositivo de Bluetooth transmitirá os seguintes jogos de informação na demanda:

  • Nome do dispositivo
  • Classe de dispositivo
  • Lista dos serviços.
  • Informação técnica, por exemplo, características do dispositivo, fabricante, especificação de Bluetooth, offset do pulso.

Qualquer dispositivo pode executar uma pesquisa para encontrar outros dispositivos a conectar, e a todo o dispositivo pode ser configurado para responder a tais inquéritos. Entretanto, se o dispositivo que tenta conectar souber o endereço do dispositivo, sempre responde aos pedidos de conexão diretos e transmite a informação mostrada na lista acima se pedido. O uso de serviços do dispositivo pode requerer emparelhar-se ou aceitar por seu proprietário, mas a conexão própria pode ser começada por todo o dispositivo e ser presa até que saia da escala. Alguns dispositivos podem ser conectados somente a um dispositivo de cada vez, e conectar-lhes impede que conectem a outros dispositivos e apareçam nos inquéritos até que desconectem do outro dispositivo. Cada dispositivo tem um endereço original de 48 bits. Entretanto, estes endereços não são mostrados geralmente nas pesquisas. Os nomes amigáveis de Bluetooth são usados, e podem ser ajustados pelo usuário. Este nome aparece quando um outro usuário faz a varredura para dispositivos e nas listas de dispositivos emparelhados. A maioria de telefones tem o nome de Bluetooth ajustado ao fabricante e ao modelo do telefone. A maioria dos telefones e de laptops mostra somente os nomes de Bluetooth e os programas especiais que são requeridos para começar a informação adicional sobre dispositivos remotos. Isto pode ser desconcertante como, por exemplo, poderia haver diversos telefones em T610 nomeado escala (see Bluejacking).


PARES

Os pares dos dispositivos podem estabelecer um relacionamento confiado (pelo usuário de entrada) um segredo compartilhado conhecido como um passkey. Um dispositivo que queira se comunicar somente com um dispositivo confiado pode criptografar a autenticação da identidade do outro dispositivo. Os dispositivos confiados podem também cifrar os dados que trocam sobre o ar de modo que ninguém possa escutar dentro. O encryption pode, entretanto, ser desligado, e os passkeys são armazenados no sistema de arquivos do dispositivo, não no chip do Bluetooth. Desde que o endereço de Bluetooth é permanente, emparelhar-se está preservado, mesmo se o nome de Bluetooth for mudado. Os pares podem ser suprimidos em qualquer momento desde que perto de um ou outro dispositivo. Os dispositivos geralmente requerem emparelhar-se ou alertam o proprietário antes que permitam que um dispositivo remoto use alguns ou a maioria de seus serviços. Alguns dispositivos, tais como telefones de Sony Ericsson, aceitam geralmente cartões e notas de negócio de OBEX sem nenhuns emparelhar-se ou alertas. As determinadas impressoras e pontos de acesso permitem que todo o dispositivo use seus serviços pelo default, bem como as redes Wi-Fi unsecured. Emparelhando-se os algoritmos são às vezes fabricantes específicos para os transmissores e os receptores usados nas aplicações tais como a música e o entretenimento.


FUTURO DO BLUETOOTH

  • Canal de Transmissão: Habilitar pontos de informações do Bluetooth. Isto conduzirá a adaptação do Bluetooth dentro dos telefones celulares, e habilitará modelos de adversos baseados sobre usos de informações puxadas, e não baseia sobre objetos intrusos modelo empurrado que é usado em um limitado jeito de hoje.
  • Topologia de Gerenciamento: Habilitar a configuração automática para a topologia índice especificamente em situações dispersa que estão chegando mais hoje em dia. Isto deveria tudo ser invisível para usos da tecnologia, quando também fazendo a tecnologia apenas de trabalho.
  • Alternado MAC PHY: Habilitar o uso da alternativa MAC PHY´s para transportar perfil de dados do Bluetooth. O rádio Bluetooth continuará sendo usado para dispositivos descobertos, conexão inicial e configuração do perfil, tanto faz quando muitos dados são enviados, a alta velocidade alternada MAC PHY´s será usada para transportar dados. Isto significa a comprovação de baixo poder de conexão dos modelos do Bluetooth são usados quando o sistema é ocioso, e o baixo poder por bits de rádio é usado quando muitos dados precisam ser enviados.
  • QOS Aperfeiçoado: Habilitar dados de áudio e vídeo para ser transmitido na alta qualidade, especialmente quando o trafego de melhor esforço está sendo transmitido em alguns índices.

Tecnologias do Bluetooth começou uma parte no levantamento no panorama IP (VOIP), com cabeças do Bluetooth está sendo usada com sem fio, extensos para o sistema de áudio do PC. O VOIP vai vir a se tornar mais popular, e mais aprofundado para geral lar ou escritório usuários que o telefone de linha pública, Bluetooth talvez em CORDLESS não HANDSETS, com uma estação de base conectada no link da internet.

A próxima versão do Bluetooth depois do v2.1, codnome Seatle, será chamado Bluetooth 3.0, tem algumas mesmas características, mas é mais notável para planos para adotar ultra banda larga ( UWB ) tecnologia de rádio. Isto será permitido usar Bluetooth sem UWB rádio, habilitando muito rápida transferência de dados para acima de 480Mbits/s, sincronização, e arquivos enviados, quando comprado em muito baixo poder modo ocioso de bluetooth. A combinação de um radio usando baixo poder quando sem dados é transmitido e uma taxa de dados alto para transmitir volume de dados poderia ser começado através de software de rádio. Bluetooth dão isto para o regulamente aprovado do grande mundo, baixo poder de operação e resolver a capacidade de transmissão, comprovam um excelente canal de sinal para habilitar o radio software concebido.

Em 28 de março de 2006, o Grupo de especial interesse do Bluetooth é seleção da WIMEDIA aliança, onde varias bandas ortogonais de divisão multiplexada (MB – OFDM ) versão para UWB para integração com Bluetooth corrente tecnologia sem fio.

Das integrações de UWB foi criada uma versão de Bluetooth tecnologia sem fio com alta velocidade e alta taxa de dados como opção. Esta versão de tecnologia do Bluetooth será encontrada com alta velocidade demanda sincronizar e transferir largas amostras de dados, bem habilitando alta qualidade de vídeo e áudio aplicações para dispositivos portáteis. Projetores multimídia, configurações de televisão e VOIP sem fio.

Em algum tempo, a tecnologia bluetooth continuará abastecendo para necessidades de trocas precisas de muitas baixas potencias aplicadas assim como mouses , teclados e mono headsets, habilitando dispositivos para selecionar a mais apropriada física de rádio para aplicação requerida nisso ofertando o melhor de ambos os mundos.

O Bluetooth SIG tem também enunciado que estão melhorando para incluírem ultra baixa potencia uso caso dentre Bluetooth, habilitando uma nova variedade de configurações para alguns casos de uso.

Isto inclue assistir televisão chamando informação ID, sensores mantendo suas taxas de do coração de exercício dos esportistas, bem como médicos habilitados. O medico habilitado trabalhará em um grupo e é também criado o perfil de um médico e associado protocolos para habilitar este mercado.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

COMUNICAÇÃO E CONEXÃO:

Um mestre em Bluetooth habilitado pode comunicar-se com até sete habilitados acima. Este grupo de área de trabalho para até oito habilitados e é chamado de um PIONEX.

INTERFACE AÉREA

Relação que do ar o protocolo se opera na faixa licença-livre de ISM em 2.45 gigahertz. Para evitar interferir com outros protocolos que usam a faixa de 2.45 gigahertz, o protocolo de Bluetooth divide a faixa em 79 canais (cada 1 megahertz de largura) e muda os canais até 1600 vezes por o segundo. Execuções com velocidades do alcance das versões 1.1 e 1.2 de 723.1 kbit/s. As execuções da versão 2.0 caracterizam a taxa de dados realçada Bluetooth (EDR) e alcançam 2.1 Mbit/s. Tecnicamente, os dispositivos da versão 2.0 têm um consumo de uma potência mais elevada, mas a taxa três vezes mais rápida reduz os tempos da transmissão, reduzindo eficazmente o consumo de potência à metade isso dos dispositivos 1.x (carga igual presumida do tráfego). Bluetooth difere do Wi-Fi que o último fornece um alcance mais elevado e cobre distâncias maiores, mas requer o consumo de uma ferragem mais cara e de uma potência mais elevada. Usam a mesma escala de freqüência, mas empregam esquemas diferentes multiplexação. Quando Bluetooth for uma recolocação do cabo para uma variedade das aplicações, o Wi-Fi é uma recolocação do cabo somente para o acesso de rede da área local. Bluetooth é pensado frequentemente como USB wireless, visto que o Wi-Fi é Ethernet wireless, ambos operam em uma largura de faixa muito mais baixa do que os sistemas que do cabo estão tentando substituir. Entretanto, esta analogia não é inteiramente exata desde que todo o dispositivo de Bluetooth pode, na teoria, hospedar qualquer outro dispositivo Bluetooth, algo que não é universal aos dispositivos do USB. Muitos adaptadores USB Bluetooth estão disponíveis, alguns de que incluem também um adaptador de IrDA. (pre-2003). Uns adaptadores mais velhos de Bluetooth, entretanto, limitaram serviços, oferecendo somente o enumerador de Bluetooth e uma baixa potência de rádio. Tais dispositivos podem ligar computadores com o Bluetooth, mas não oferecem muito na maneira dos serviços que os adaptadores modernos .

SEGURANÇA

A autenticação da segurança dos instrumentos Bluetooth e a derivação da chave com os algoritmos são feitos sob encomenda baseados no SAFER+ block cifra. A chave da iniciação e a chave mestra são geradas com o algoritmo E22. O código da corrente E0 é usada para pacotes de criptografia. Isto faz espionagem em dispositivos Bluetooth mais difícil.

A ORIGEM DO NOME E DO LOGO

Bluetooth foi nomeada após 900s um rei atrasado, rei de Harald Bluetooth da Dinamarca e de Noruega. É conhecido por sua unificação de tribos previamente guerreando Dinamarca (incluindo Scania presente hoje na Suécia, onde a tecnologia de Bluetooth foi inventada), e Noruega. Bluetooth foi pretendido do mesmo modo a unificar tecnologias diferentes, tais como computadores e telefones móveis. O nome pode ter sido inspirado pelo historiador Harald, interpretação frouxa dele nos navios longos por Frans Gunnar Bengtsson, uma novela Viking-inspirada sueco. O logo de Bluetooth funde as línguas Nórdicas formando analogia ao latim moderno H e B: Letra berkanan.png de Imagem:H-rune.gif (haglaz) e de Imagem:Runic (berkanan) que dá forma a um rune do ligamento.

CONSÓRCIO BLUETOOTH

Em 1998, Ericsson, IBM, Intel, e Nokia, deram forma a um consorcio e adotaram o nome Bluetooth do código para sua especificação aberta proposta. Em dezembro 1999, 3Com, as tecnologias de Lucent, Microsoft, e Motorola juntou os fundadores iniciais como o grupo do promoter. Desde esse tempo, as tecnologias de Lucent transferiram sua sociedade a seus sistemas spinoff de Agere, e 3Com saiu do grupo do promoter.