Bluetooth

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 13h50min de 5 de agosto de 2007 por Hpesao (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O que é o Bluetooth?

Logo blueetooth
A tecnologia Bluetooth é, basicamente, um padrão para comunicação sem-fio de baixo custo e de curto alcance. Através dele, é possível conectar facilmente vários tipos de dispositivos de comunicação, tais como PCs, notebooks, palmtops, handhelds, impressoras, scanners, telefones celulares (telemóveis) enfim, qualquer aparelho que possua um chip Bluetooth. O Bluetooth tem por objetivo permitir comunicação (tanto de dados, como de voz) em tempo real, bastando que os equipamentos suportem a tecnologia. Esta tecnologia veio para facilitar as transmissões em tempo real de voz e dados, permitindo conectar quaisquer aparelhos eletrônicos, fixos ou móveis, que estejam de acordo com a tecnologia.

História

No início, o Bluetooth foi idealizado para eliminar a necessidade de conectar aparelhor por cabos. Mas a idéia foi sendo aprimorada, de acordo com o andamento do projeto, onde ficou perceptível que o Bluetooth poderia se tornar uma ótima forma de comunicação, com uma vantajosa relação de custo/benefício.
As pesquisas começaram em 1998, por cinco grandes companhias: Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba. Esse grupo formou o consórcio "Bluetooth Special Interest Group". O nome "Bluetooth" foi escolhido em homenagem ao rei "Harald Blatand", que era conhecido em seu reinado na Dinamarca como "Harald Bluetooth". Esse apelido lhe foi dado por ele possuir uma coloração azulada em sua arcada dentária. Mas você pode estar se perguntando, o que esse rei tem haver com essa tecnologia? Harald Bluetooth ficou conhecido por ser um unificador da Dinamarca, logo o significado de Bluetooth é unificação.
O consórcio Bluetooth cresceu incrivelmente em poucos anos e já conta com cerca de duas mil empresas participando. A grande maioria das conhecidas companhias de tecnologia já fazem parte do consórcio, como HP, 3Com, Philips, Motorola, Samsung, Siemens, Dell, Sony, enfim. Isso permitiu uma ampla disseminação da tecnologia em todo o mundo.

Método de comunicação

Dispositivo USB para comunicação Bluetooth
Os dispositivos Bluetooth trabalham numa freqüência na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical), em 2,45 GHz. Como essa faixa muda de país para país, é necessário uma pequena adaptação em certos locais. No entanto, já há iniciativas para manter tudo numa faixa de valor único.
A comunicação entre os dispositivos Bluetooth é feita através de um canal FH-CDMA (Frequency Hopping - Code-Division Multiple Access). Neste método, o transmissor envia um sinal sobre uma série randômica de freqüências de rádio. Um receptor captura o sinal, através de uma sincronia com o transmissor. A mensagem somente é recebida se o receptor conhecer a série de freqüências na qual o transmissor trabalha para enviar o sinal.
A forma como os dispositivos Bluetooth se comunicam (formando uma rede) chama-se "piconet", na qual podem existir até oito dispositivos conectados entre si. Um deles é o "mestre" (master), ou seja, o principal, sendo os demais os dispositivos "escravos" (slave). Você pode pensar que oito é um número muito pequeno, mas é possível "sobrepôr" vários piconets, aumentando os pontos de comunicação. Esse método é conhecido como "scatternet". Veja a figura abaixo para entender melhor:
Piconet
Desta forma uma rede formada por diversos "masters" (com um número máximo de 10) pode ser obtida para maximizar o número de conexões. A banda é dividida em 79 portadoras espaçadas de 1 MegaHertz, portanto cada dispositivo pode transmitir em 79 diferentes frequências; para minimizar as interferências, o dispositivo "master", após sincronizado, pode mudar as frequências de transmissão do seus "slaves" por até 1600 vezes por segundo. Em relação à sua velocidade pode chegar a 721 Kbps e possui três canais de voz.
Em relação ao seu alcance e potência os dispositivos se dividem em três classes: classe 1 (100 mW, com alcance de até 100 m), classe 2 (2,5 mW e alcance até 10 m) e classe 3, (1 mW e alcance de 1 m, uma variante muito rara). Cada dispositivo é dotado de um número único de 48 bits que serve de identificação.

Desvantagens

As desvantagens desta tecnologia são o seu raio de alcance, o número máximo de dispositivos que podem se conectar ao mesmo tempo e a segurança. Como todo aparelho que se comunica por radio frequência, bluetooth também esta exposto a problemas de segurança.
As práticas que estão no auge são o "Bluejacking" e o "Bluesnarfing".
O Bluejacking, apesar do nome que sugere um seqüestro (hijacking, em inglês), consiste em enviar mensagens, inclusive spam, para os eletrônicos alheios, via bluetooth. A técnica surgiu inocentemente, quando um usuário cujo apelido era “ajack” identificou nas proximidades um telemóvel(telefone celular) Nokia com Bluetooth ativo e enviou, por diversão, uma mensagem que dizia "Compre Ericsson”. Empresas de marketing levaram o conceito adiante e criaram o "Bluecasting", em que um equipamento especial dispara propaganda para todos os aparelhos que passam perto. A prática é classificada como spam e proibida em muitos países.
O "Bluejacking" também tem suas utilidades nobres, como as variantes "Bluedating" e "Bluechating" – respectivamente, paquera e bate-papo via bluetooth. Já o "Bluesnarfing" consiste em surrupiar informações dos aparelhos alheios. Basta que o seu telemóvel (só os modelos mais antigos são vulneráveis) esteja com o bluetooth ligado e em modo “discoverable” para que uma pessoa mal-intencionada possa invadi-lo e roubar informações. Embora o alcance típico da tecnologia bluetooth esteja fixada 100 m uma equipe da Flexilis construiu um “rifle bluetooth” capaz de captar sinais de dispositivos localizados a mais de 1 km. Durante os testes do equipamento em Los Angeles, o grupo conseguiu encontrar dezenas de aparelhos bluetooth em minutos, simplesmente apontando a “arma” para prédios comerciais ao redor. A brincadeira recebeu o nome de "bluetooth Sniping".

Referências

http://www.infowester.com
http://pt.wikipedia.org
http://wnews.uol.com.br
http://eletronicos.hsw.uol.com.br
http://www.javafree.org
http://www.bluetooth.com