Mudanças entre as edições de "Balanceamento de tráfego em LANS ethernet usando uma abordagem SDN/Openflow"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 6: Linha 6:
 
infraestrutura de redes, tornando-as cada vez maiores e complexas, para assim suprir a  
 
infraestrutura de redes, tornando-as cada vez maiores e complexas, para assim suprir a  
 
demanda e garantir um serviço de qualidade para seus clientes.
 
demanda e garantir um serviço de qualidade para seus clientes.
Em um cenário de uma rede de médio ou grande porte, notamos o quão realmente algumas técnicas utilizadas podem estar subutilizando o potencial da rede. Por exemplo, problemas causados por caminhos fechados (''loops'') entre switches que podem ser intencionais (para tolerância a falhas) ou acidentais. Um loop entre switches gera um tráfego indefinido de pacotes em broadcast e multicast dentro desse caminho fechado, deixando a rede travada.
+
Em um cenário de uma rede de médio ou grande porte, notamos o quão realmente algumas técnicas utilizadas podem estar subutilizando o potencial da rede. Por exemplo, problemas causados por caminhos fechados (''loops'') entre switches que podem ser intencionais (para tolerância a falhas) ou acidentais. Um loop entre switches gera um tráfego indefinido de pacotes em broadcast e multicast dentro desse caminho fechado, deixando a rede travada. Técnicas que visam resolver esse problemas de enlace, como os protocolos do tipo ''spanning-tree'', desabilitam links entre switchs assumindo uma topologia em árvore, dessa forma evitando os loops. Porém, os caminhos desabilitados resultam no subaproveitamento da rede.  
  
 
== Motivação ==
 
== Motivação ==
Técnicas que visam resolver esse problemas de enlace, como os protocolos do tipo ''spanning-tree'', desabilitam links entre switchs assumindo uma topologia em árvore, dessa forma evitando os loops. Porém, os caminhos desabilitados resultam no subaproveitamento da rede.
+
Como a maioria dos equipamentos Switches que estão no mercado são "fechados", não podemos customizar muito a forma que ele irá funcionar.
A motivação é atacar esse problema que encontramos nas redes locais, aumentando o desempenho da rede.
 
  
 
== Objetivo ==  
 
== Objetivo ==  

Edição das 14h21min de 20 de dezembro de 2012

Resumo Estendido

Introdução

Com a evolução e popularização da internet as empresas de médio a grande porte, principalmente os provedores de internet, estão tendo que investir cada vez mais na sua infraestrutura de redes, tornando-as cada vez maiores e complexas, para assim suprir a demanda e garantir um serviço de qualidade para seus clientes. Em um cenário de uma rede de médio ou grande porte, notamos o quão realmente algumas técnicas utilizadas podem estar subutilizando o potencial da rede. Por exemplo, problemas causados por caminhos fechados (loops) entre switches que podem ser intencionais (para tolerância a falhas) ou acidentais. Um loop entre switches gera um tráfego indefinido de pacotes em broadcast e multicast dentro desse caminho fechado, deixando a rede travada. Técnicas que visam resolver esse problemas de enlace, como os protocolos do tipo spanning-tree, desabilitam links entre switchs assumindo uma topologia em árvore, dessa forma evitando os loops. Porém, os caminhos desabilitados resultam no subaproveitamento da rede.

Motivação

Como a maioria dos equipamentos Switches que estão no mercado são "fechados", não podemos customizar muito a forma que ele irá funcionar.

Objetivo

Uma alternativa para alterar a maneira de como os switches funcionam tratar o problema de caminhos fechados é a utilização do protocolo SDN/Openflow. Com ele podemos programar na camada de enlace, dessa forma pode-se resolver o problema sem desabilitar caminhos e assim aproveitando todo o potencial da rede. Definir padrões de encaminhamentos para determinados fluxos de quadros e escolhendo os melhores caminhos para esses fluxos é a maneira proposta para fazer o balanceamento de carga, mantendo todos os caminhos rede.

Cronograma

Etapas Mês
Dezembro/2012 Janeiro/2013 Fevereiro/2013 Março/2013
Revisão Bibliográfica x x x
Escrita do Documento x x x

Bibliografia