Backup em HD usando o Amanda

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h53min de 2 de outubro de 2007 por Odilson (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Esta é uma adaptação do tutorial Backup em HD com Amanda, objetivando adequar o mesmo a realidade do Mandriva e mudando a quantidade de "fitas".

Realizando backups em HD com Amanda

Todo administrador de sistemas sabe que o backup é uma parte vital da segurança e garantir sua realização e integridade é crítico no seu cotidiano.

Existem muitas alternativas de backups destinadas a todos os tamanhos de rede e bolso, e o Amanda (Advanced Maryland Automatic Network Disk Arquiver) é sempre citado como uma alternativa livre e gratuita.

Porém o Amanda é comumente utilizado para realizar backups em fita, o que nem é sempre econômico, já que hoje em dia HDs são muito baratos e certamente mais práticos para uma pequena empresa utilizar.

É perfeitamente possível ter um Amanda realizando backups no disco rígido, e como realizar isso é a que nos propomos neste artigo.

Estratégia de backups e definições

Iremos criar no HD 25 fitas "virtuais", que serão diretórios no HD. O Amanda considera que será rodado uma vez por dia.

O Amanda pode realizar backups completos (full) e incrementais. Você pode decidir a freqüência e a retenção (por quanto tempo ficarão armazenados) desses backups.

Nesse artigo escolhemos realizar um backup completo uma vez por semana e incrementais seis vezes por semana, criando um ciclo semanal.

A retenção é feita por quatro semanas, com uma fita virtual por backup.

Esse parâmetros podem ser alterados no /etc/amanda/DailySet1/amanda.conf, na seção:

 dumpcycle 4 weeks
 tapecycle 28 tapes

Se quiser realizar dois backups completos em um mês, por exemplo, altere para:

 dumpcycle 2 weeks
 tapecycle 14

As fitas virtuais ficarão em /backups e o usuário com que o Amanda irá rodar é o padrão do Mandriva, "amanda", grupo "disk". Este usuário e grupo são criados ao instalar-se os pacotes do Amanda no Mandriva, porém pode variar em outras distribuições.

Resta agora decidir o tamanho que cada fita virtual terá. Nesse exemplo escolhemos 40 GB por fita, o que dá um espaço alocado de 1,12 TB para backups. Não necessariamente você deverá dispor deste espaço imediatamente.