Mudanças entre as edições de "Avaliação de protocolos de transmissão de mídia em Telefonia IP"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 44: Linha 44:
 
==Referências ==
 
==Referências ==
  
* [http://tools.ietf.org/html/rfc4960 RFC4960 SCTP]
+
* [http://tools.ietf.org/html/rfc4960 RFC 4960 SCTP]
  
* [http://www.ietf.org/rfc/rfc3711.txt RFC3711 SRTP]
+
* [http://www.ietf.org/rfc/rfc3711.txt RFC 3711 SRTP]
  
 
* [http://tools.ietf.org/html/rfc6189 RFC 6189 ZRTP]
 
* [http://tools.ietf.org/html/rfc6189 RFC 6189 ZRTP]

Edição das 11h08min de 12 de junho de 2013

Resumo

No decorrer dos anos, o sistema telefônico mundial tem sido implementado com a utilização de diferentes tecnologias, que vão desde o sistema analógico, passando pela telefonia digital, até a transmissão de voz através da rede de dados. A possibilidade de transmitir voz através da rede IP (VoIP) tem proporcionado grandes vantagens em relação ao sistema convencional, como redução de custos, a utilização de uma rede de transmissão que possui abrangência mundial e possibilidade de utilização em diversos tipos de terminais, motivo pelo qual esta tecnologia cresce de maneira exponencial.

Para padronizar a transmissão da voz sobre a rede IP foram criados protocolos e recomendações que são responsáveis pela comunicação entre os equipamentos utilizados na arquitetura VoIP.

Atualmente os protocolos mais utilizados no ambiente VoIP são o SIP, RTP e UDP. No entanto novos protocolos tem sido desenvolvidos com intuito de garantir maior eficácia e segurança na informação transmitida, mas não há conhecimento aprofundado se de fato esses novos protocolos se adequam ao cenário de transmissão de voz sobre a rede de dados.

O protocolo SCTP surgiu como uma alternativa ao uso dos protocolos TCP e UDP, tendo como características principais o multihoming o multistreaming. Como alternativa ao RTP existem os protocolos SRTP e ZRTP, cujo intuito é estabelecer um canal de comunicação seguro entre os terminais, utilizando o recurso de criptografia.

O objetivo deste trabalho é estudar estes protocolos alternativos, criar cenários de teste baseado em uma matriz de combinações pré-definida e posteriormente, analisar e comparar os resultados obtidos.

Toda a configuração dos serviços e aplicações envolvidas nos testes será documentada de forma a criar um roteiro que será disponibilizado a quem interessar. Para a implementação dos cenários propostos serão utilizados Asterisk e FreeSwitch, além do uso de softphone, ainda a ser definido.


Cronograma de desenvolvimento do TCC

Cronograma1.jpg


Etapa 1: Estudo dos protocolos e serviços envolvido no projeto


Etapa 2: Definição dos cenários a serem implementados


Etapa 3: Instalação e configuração dos softwares


Etapa 4: Realização dos testes


Etapa 5: Análise dos resultados e escrita do relatório


Referências