Atlas Escolar Digital de São José (SC)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h24min de 27 de março de 2023 por Geopaulo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

===Responsável: Prof. Dr. Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim===

Ano: 2022

Resumo do projeto submetido: O presente projeto visa desenvolver um Atlas Municipal Escolar Digital para o município de São José (SC). Segundo Bauzys (2017), o atlas é uma coleção ordenada de mapas com finalidade de representar um ou vários temas de certo recorte espacial. Pode-se considerar, portanto, que os atlas escolares são aqueles que identificam professores e alunos da Educação Básica como principais usuários, contribuindo para a alfabetização cartográfica e para o estudo de fenômenos geográficos. Os Atlas escolares municipais surgem com o propósito de tornar mais acessíveis as análises em grande escala, ou seja, aquelas que abordam o lugar, a porção do espaço em que se dão as relações sociais mais imediatas e cotidianas.


A realização deste projeto seguirá a proposta metodológica apresentada por Bauzys (2017). Assim, terá início com a elaboração do projeto do atlas, envolvendo a delimitação de recortes espaciais, dos objetivos e a definição dos conteúdos do atlas. Posteriormente, será realizada a aquisição de dados e a organização destes em um banco de dados geográficos. Na sequência, serão produzidos os mapas-base e, a partir destes, os mapas temáticos referentes aos conteúdos delimitados para o Atlas. A etapa seguinte envolve a elaboração de textos e demais materiais ilustrativos. Finalmente, a etapa final envolve a publicação dos resultados da pesquisa em meio digital através de página eletrônica ligada ao IFSC - Câmpus São José.


Como resultados, espera-se a elaboração do Atlas Municipal Escolar Digital de São José (SC) com, no mínimo, 20 mapas abordando diferentes temas.

Resultados alcançados: Como resultados alcançados, pontuamos que foi possível produzir uma plataforma digital online para armazenar e dar acesso à produção cartográfica do projeto “Atlas Municipal Escolar Digital de São José (SC)”. A página permanecerá inteiramente sob domínio do IFSC e poderá ser atualizada futuramente a partir de novos projetos e por colaborações externas.
A pesquisa também obteve êxito na obtenção de diferentes dados sobre o município de São José. A partir de bases de dados públicas, como a Prefeitura Municipal de São José e ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e de pesquisas em buscadores abertos, foi possível sistematizar dados que subsidiaram a produção de mapas e que poderão futuramente dar origem a novos produtos a serem incorporados ao Atlas. Esse processo de sistematização de informações representou um momento de significativo aprendizado das etapas básicas da pesquisa por parte do bolsista.
Outro resultado significativo obtido pelo projeto foi a criação de uma base cartográfica atualizada para o município de São José. Os limites municipais apresentados pelo IBGE para os anos de 2010 e 2021 são divergentes. Entretanto, os dados mais recentes não apresentam recortes territoriais como bairros ou setores censitários. Foi necessário um longo trabalho de atualização cartográfica para poder especializar os dados de diferentes anos dentro das delimitações cartográficas mais atuais.



Resultados não alcançados:Em razão da dificuldade de adequação das fontes de dados às atuais bases cartográficas, o número de mapas produzidos foi inferior ao planejado. Inicialmente, projetava-se um total de 20 mapas. Porém, o tempo necessário para produzir cada mapa aumentou significativamente em razão da situação encontrada. Acabamos optando por produzir mapas em menor quantidade, porém mais atualizados.


Arquivos de base

Arquivo Descrição
  Limites do município de São José conforme divulgação do IBGE (2021).

Divisão administrativa oficial do município de São José (2021).

Divisão do município de São José segundo setores censitários do IBGE (2021).
sj-mar.zip
Áreas marinhas do município de São José (2021).
[vias.zip|sj vias] Vias de circulação do município de São José (2021)
  Macrozoneamento do município de São José, conforme proposta do Plano Diretor (versão 2021)