Asterisk

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Exemplo de Conexão Asterisk com PABX

















Conceito

É um software de PABX, que roda no sistema operacional Linux. O Asterisk faz Voz sobre IP utilizando os mais diversos protocolos, podendo se integrar à maioria dos padrões de telefonia utilizando hardware de baixo custo. Utilizam softwares livres, que não exigem pagamentos de licença e garantem flexibilidade, qualidade e independência do fornecedor. O Asterisk proporciona conectividade com as redes RTPC (rede pública de telefonia comutada) e com as redes VoIP.

Funções

O Asterisk possui muitas aplicações, podendo substituir qualquel PBX tradicional com periféricos adicionais, reunindo-as em uma só máquina. As aplicações mais usuais são:

  • Correio de voz: Permite que em caso do assinante chamador não atender a chamada, o chamador receba um sinal solicitendo que deixe uma mensagem. Semelhante a uma secretária eletrônica.
  • Distribuidor automático de chamadas e fila de atendimento: É o sistema utilizado em call-centers. Ele distribui as chamadas entrantes entre os atendentes. Caso não tenha nenhum atendente disponível, ele atende a chamada e toca uma música ou uma mensagem para que o chamador aguarde. Quando um atendedor é liberado, o distribuidor encaminha a chamada.
  • Sistema de mensagens unificadas: Esse sistema direciona todas as mensagens dos usuários em um único lugar como, por exemplo, a caixa de correio eletrônico do usuário. As mensagens de e-mail, mensagens de correio de voz e fax são encaminhadas para a caixa postal.
  • Servidor de música de espera: Sistema responsavel pela música de espera. A música pode ester num arquivo em formato mp3.
  • Discador automático: utilizado em telemarketig, o programa disca para um número e distribui para os operadores.
  • Sala de conferendia: Permite que 2 ou mais usuários falem em conjunto. Pode ser configurada uma senha de acesso a sala.
  • Media Gateway: Converte as ligações de telefonia analógicas em telefonia voip.
  • Unidade de Resposta Audivel: permite ao Asterisk criar um sistema de resposta automática. Muito usado para auto-atendimento, permitindo econômia pois despensa os atendedores.

A arquitetura do Asterisk

A arquitetura do Asterisk é baseada em 4 pontos principais: Canais, Codecs, Protocolos, Aplicações, que serão apresentados em maiores detalhes a seguir.

CANAIS

Segundo (TEHA,2005), um canal pode ser interpretado como uma conexão que “traz” uma chamada ao Asterisk PBX. Um canal pode ser uma conexão a um telefone analógico tradicional, ou a uma linha telefônica PSTN, ou uma chamada lógica, como uma chamada via internet. Do ponto de vista de canais, não existe distinção se é um telefone ou uma linha telefônica – tudo é visto como CANAL. Toda chamada é originada ou recebida em um canal distinto. Alguns exemplos de tipos de canais suportados pelo Asterisk: SIP, H323, IAX, Skinny (driver para protocolo dos telefones IP Cisco), VOFR (Voz sobre Frame Relay), VPB (linhas telefônicas para as placas FXO/FXS da fabricante Voicetronix).

CODECS

Ao se pensar no conceito de Telefonia IP, podemos associar diretamente a idéia de tentar colocar o máximo de chamadas possível através de um circuito, a fim de fazer o melhor uso da estrutura. Isso pode ser feito codificando-se a voz em uma forma que ocupe menor banda. Os codecs são responsáveis por essa tarefa. O tráfego de voz nos circuitos digitais PSTN ocupa uma banda de 64 kbps. Aplicando-se codecs como o G711, para o tráfego da voz em redes de dados, alcançamos a mesma banda. Porém 22 codecs como o GSM conseguem reduzir essa banda para aproximadamente 13 Kbps e o G729 consegue compressão para uma reduzir a banda a 8 Kbps. Como outros tipos de codecs suportados podem listar G726, Speex, G723.

PROTOCOLOS

Os protocolos são responsáveis por definir a forma/linguagem como os pontos de comunicação vão negociar entre si. São responsáveis por tarefas como sinalização para estabelecer conexão, determinar ponto de destino, roteamento entre pontos, e também questões de sinalização de telefonia como campainha, identificador de chamada, desconexão, etc. O protocolo mais usado inicialmente era o H323, que tem sido sobreposto nos últimos tempos pelo SIP, tendo este último se difundido largamente, devido a sua simplicidade e objetividade. No âmbito do Asterisk, seu protocolo IAX também tem tido grande difusão, devido ao seu tratamento de trunking e NAT.

APLICAÇÕES

Para conectar as chamadas de entrada com as chamadas de saída ou outros usuários do Asterisk são usadas diversas aplicações, como o Dial, por exemplo. A maior parte das funcionalidades do Asterisk são criadas na forma de aplicações como o VoiceMail(), correio de voz, conferência, entre outras.

Vantagens

  • Redução de Custos A redução de custos possibilitada pelo Asterisk pode ser vista de forma direta na economia com chamadas via IP, não mais passando em alguns casos pela PSTN. Deve ser considerada também a economia indireta quando falamos do agregado de funções, que para serem disponibilizadas em uma central telefônica convencional, eleva imensamente os custos, como a exemplo do recurso de Unidade de Resposta Audível (URA), que um módulo custa em torno de US$ 2.000,00
  • Autonomia para controle do sistema de telefonia Esse é um dos recursos de destaque, pois agora não existe mais a dependência de um técnico de uma central proprietária. Funcionalidades, mudanças e novos desenvolvimentos podem ser implementados facilmente.
  • Riqueza de recursos As funcionalidades/possibilidades são inúmeras. Citando apenas algumas funcionalidades que vão além dos PABX: - Conectar empregados trabalhando em casa ao PABX da empresa sobre conexão de banda larga (HomeOffice) - Conectar escritórios em localidades, até mesmos estados, diferentes, sobre IP, via Internet ou rede privada. - Correio de voz integrado ao e-mail/webmail - Construir aplicações de resposta automática por voz, que podem conectar o usuário a um sistema de pedidos por exemplo, ou outras aplicações internas - Dar acesso ao PABX da empresa para usuários em viagem, conectando por exemplo a partir de um hotel ou aeroporto. Além de recursos só encontrados em sistemas topo de linha, como:

- Integração para sintetizar fala (text-to-speech) - Registro de chamadas para integração com sistema de tarifação - Integração com reconhecimento de voz - Música em espera para clientes aguardando na fila (c/ suporte a MP3)

  • Plano de discagem flexível e poderoso Um dos destaques do sistema, é a flexibilidade quanto ao plano de discagem, e recursos como controle de rota de menor custo.

Fontes