Mudanças entre as edições de "Asterisk"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 58: Linha 58:
  
 
Segundo (TEHA,2005), um canal pode ser interpretado como uma conexão que “traz”
 
Segundo (TEHA,2005), um canal pode ser interpretado como uma conexão que “traz”
uma chamada ao Asterisk PABX. Um canal pode ser uma conexão a um telefone
+
uma chamada ao Asterisk PBX. Um canal pode ser uma conexão a um telefone analógico tradicional, ou a uma linha telefônica PSTN, ou uma chamada lógica, como uma chamada via internet. Do ponto de vista de canais, não existe distinção se é um telefone ou uma linha telefônica – tudo é visto como CANAL. Toda chamada é originada ou recebida em um canal distinto.
analógico tradicional, ou a uma linha telefônica PSTN, ou uma chamada lógica, como uma chamada via internet. Do ponto de vista de canais, não existe distinção se é um telefone ou uma linha telefônica – tudo é visto como CANAL. Toda chamada é originada ou recebida em um canal distinto.
 
 
Alguns exemplos de tipos de canais suportados pelo Asterisk: SIP, H323, IAX, Skinny (driver para protocolo dos telefones IP Cisco), VOFR (Voz sobre Frame Relay), VPB (linhas telefônicas para as placas FXO/FXS da fabricante Voicetronix).
 
Alguns exemplos de tipos de canais suportados pelo Asterisk: SIP, H323, IAX, Skinny (driver para protocolo dos telefones IP Cisco), VOFR (Voz sobre Frame Relay), VPB (linhas telefônicas para as placas FXO/FXS da fabricante Voicetronix).
  
 
*CODECS
 
*CODECS
  
Ao se pensar no conceito de Telefonia IP, podemos associar diretamente a idéia de
+
Ao se pensar no conceito de Telefonia IP, podemos associar diretamente a idéia de tentar colocar o máximo de chamadas possível através de um circuito, a fim de fazer o melhor uso da estrutura. Isso pode ser feito codificando-se a voz em uma forma que
tentar colocar o máximo de chamadas possível através de um circuito, a fim de fazer o
+
ocupe menor banda. Os codecs são responsáveis por essa tarefa. O tráfego de voz nos circuitos digitais PSTN ocupa uma banda de 64 kbps. Aplicando-se codecs como o G711, para o tráfego da voz em redes de dados, alcançamos a mesma banda. Porém 22 codecs como o GSM conseguem reduzir essa banda para aproximadamente 13 Kbps e o G729 consegue compressão para uma reduzir a banda a 8 Kbps.
melhor uso da estrutura. Isso pode ser feito codificando-se a voz em uma forma que
 
ocupe menor banda. Os codecs são responsáveis por essa tarefa. O tráfego de voz nos
 
circuitos digitais PSTN ocupa uma banda de 64 kbps. Aplicando-se codecs como o
 
G711, para o tráfego da voz em redes de dados, alcançamos a mesma banda. Porém 22 codecs como o GSM conseguem reduzir essa banda para aproximadamente 13 Kbps e o G729 consegue compressão para uma reduzir a banda a 8 Kbps.
 
 
Como outros tipos de codecs suportados podem listar G726, Speex, G723.
 
Como outros tipos de codecs suportados podem listar G726, Speex, G723.
  
 
*PROTOCOLOS
 
*PROTOCOLOS
  
Os protocolos são responsáveis por definir a forma/linguagem como os pontos de
+
Os protocolos são responsáveis por definir a forma/linguagem como os pontos de comunicação vão negociar entre si. São responsáveis por tarefas como sinalização para estabelecer conexão, determinar ponto de destino, roteamento entre pontos, e também questões de sinalização de telefonia como campainha, identificador de chamada,
comunicação vão negociar entre si. São responsáveis por tarefas como sinalização para
 
estabelecer conexão, determinar ponto de destino, roteamento entre pontos, e também
 
questões de sinalização de telefonia como campainha, identificador de chamada,
 
 
desconexão, etc.
 
desconexão, etc.
O protocolo mais usado inicialmente era o H323, que tem sido sobreposto nos últimos
+
O protocolo mais usado inicialmente era o H323, que tem sido sobreposto nos últimos tempos pelo SIP, tendo este último se difundido largamente, devido a sua simplicidade e objetividade. No âmbito do Asterisk, seu protocolo IAX também tem tido grande difusão, devido ao seu tratamento de trunking e NAT.
tempos pelo SIP, tendo este último se difundido largamente, devido a sua simplicidade e
 
objetividade. No âmbito do Asterisk, seu protocolo IAX também tem tido grande
 
difusão, devido ao seu tratamento de trunking e NAT.
 
  
 
*APLICAÇÕES
 
*APLICAÇÕES
  
Para conectar as chamadas de entrada com as chamadas de saída ou outros usuários do
+
Para conectar as chamadas de entrada com as chamadas de saída ou outros usuários do Asterisk são usadas diversas aplicações, como o Dial, por exemplo. A maior parte das funcionalidades do Asterisk são criadas na forma de aplicações como o VoiceMail(), correio de voz, conferência, entre outras.
Asterisk são usadas diversas aplicações, como o Dial, por exemplo. A maior parte das
 
funcionalidades do Asterisk são criadas na forma de aplicações como o VoiceMail(),
 
correio de voz, conferência, entre outras.
 
  
 
==FONTES==
 
==FONTES==

Edição das 08h39min de 11 de setembro de 2006

Exemplo de Conexão Asterisk com PABX

















Conceito

É um software de PABX, que roda no sistema operacional Linux. O Asterisk faz Voz sobre IP utilizando os mais diversos protocolos, podendo se integrar à maioria dos padrões de telefonia utilizando hardware de baixo custo.Utilizam softwares livres, que não exigem pagamentos de licença e garantem flexibilidade, qualidade e independência do fornecedor.

Funções

O Asterisk PBX roda em servidores dedicados, realizando diversas funções como:

  • Gateway VoIP Heterogêneo (MGCP, SIP, IAX, H.323)
  • PABX
  • Servidor IVR
  • Softswitch
  • Servidor de Audioconferência
  • Tradução de Número
  • Aplicação de Cartão Telefônico
  • Discador Preditivo
  • Fila de Chamadas com Agentes Remotos
  • Estágio Remoto offices para PABS existentes

A arquitetura do Asterisk

A arquitetura do Asterisk é baseada em 4 pontos principais: Canais, Codecs, Protocolos, Aplicações, que serão apresentados em maiores detalhes a seguir.

  • CANAIS

Segundo (TEHA,2005), um canal pode ser interpretado como uma conexão que “traz” uma chamada ao Asterisk PBX. Um canal pode ser uma conexão a um telefone analógico tradicional, ou a uma linha telefônica PSTN, ou uma chamada lógica, como uma chamada via internet. Do ponto de vista de canais, não existe distinção se é um telefone ou uma linha telefônica – tudo é visto como CANAL. Toda chamada é originada ou recebida em um canal distinto. Alguns exemplos de tipos de canais suportados pelo Asterisk: SIP, H323, IAX, Skinny (driver para protocolo dos telefones IP Cisco), VOFR (Voz sobre Frame Relay), VPB (linhas telefônicas para as placas FXO/FXS da fabricante Voicetronix).

  • CODECS

Ao se pensar no conceito de Telefonia IP, podemos associar diretamente a idéia de tentar colocar o máximo de chamadas possível através de um circuito, a fim de fazer o melhor uso da estrutura. Isso pode ser feito codificando-se a voz em uma forma que ocupe menor banda. Os codecs são responsáveis por essa tarefa. O tráfego de voz nos circuitos digitais PSTN ocupa uma banda de 64 kbps. Aplicando-se codecs como o G711, para o tráfego da voz em redes de dados, alcançamos a mesma banda. Porém 22 codecs como o GSM conseguem reduzir essa banda para aproximadamente 13 Kbps e o G729 consegue compressão para uma reduzir a banda a 8 Kbps. Como outros tipos de codecs suportados podem listar G726, Speex, G723.

  • PROTOCOLOS

Os protocolos são responsáveis por definir a forma/linguagem como os pontos de comunicação vão negociar entre si. São responsáveis por tarefas como sinalização para estabelecer conexão, determinar ponto de destino, roteamento entre pontos, e também questões de sinalização de telefonia como campainha, identificador de chamada, desconexão, etc. O protocolo mais usado inicialmente era o H323, que tem sido sobreposto nos últimos tempos pelo SIP, tendo este último se difundido largamente, devido a sua simplicidade e objetividade. No âmbito do Asterisk, seu protocolo IAX também tem tido grande difusão, devido ao seu tratamento de trunking e NAT.

  • APLICAÇÕES

Para conectar as chamadas de entrada com as chamadas de saída ou outros usuários do Asterisk são usadas diversas aplicações, como o Dial, por exemplo. A maior parte das funcionalidades do Asterisk são criadas na forma de aplicações como o VoiceMail(), correio de voz, conferência, entre outras.

FONTES