Artigos Internacionais - Material Estudo

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 07h22min de 1 de novembro de 2017 por Natalia.m02 (discussão | contribs) (Criou página com '=Emotiv EPOC neuroheadset in Brain – Computer Interface= HOLEWA, Karolina; NAWROCKA, Agata. Emotiv EPOC neuroheadset in Brain – Computer Interface. Cracow, Poland: AGH Univer...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Emotiv EPOC neuroheadset in Brain – Computer Interface

HOLEWA, Karolina; NAWROCKA, Agata. Emotiv EPOC neuroheadset in Brain – Computer Interface. Cracow, Poland: AGH University of Science and Technology Department of Process Control, 2014.

Objetivo

O artigo Emotiv EPOC neuroheadset in Brain – Computer Interface apresenta um projeto de Sistema Interface cérebro-computador (BCI), comunicação em ondas cerebrais para controle de dispositivos mecânicos. O objetivo deste projeto é aprimorar o estudo e desenvolvimento de tecnologias a favor da acessibilidade, principalmente de pessoas com distúrbios neurológicos graves.

Projeto

O sistema consiste:

1.Painel de LED

2. O dispositivo Emotiv EPOC

3. O robô LEGO Mindstorms

O painel LED possui 4 campos de 4 cores diferentes, cada cor atribui-se a uma frequência. O usuário seleciona uma cor, o campo de cor correspondente acende e o respectivo usuário concentra-se nesta cor. Sua visão gera estímulos cerebrais, SSVEP (Steven-State Visual Evoked Potentials). O dispositivo Emotiv EPOC, capacete constituído de eletrodos, grava os sinais de eletroencefalograma (EEG) e os transfere para o computador, esses dados são analisados por um software. Inicialmente são colocados 4 objetos que correspondem as 4 cores do painel próximos ao robô. Este recebe o resultado analisado pelo software. O robô levanta cada objeto e analisa sua cor, se esta corresponder a frequência, muda-se o local do objeto, caso contrário, o robô devolve-o para a localização inicial. Isto é possível através de sensores de cor e localização presentes no robô. Como resultado final o projeto demostra a possibilidade de construção de um sistema BCI móvel e de fácil manipulação. Tendo em vista o avanço em pesquisas da área de acessibilidade.