Arquivos EDF

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 11h26min de 27 de fevereiro de 2018 por Natalia.m02 (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Os dados são armazenados pelo EmotivPRO num arquivo EDF, compatível com muitos programas de análise EEG. Cada linha no arquivo de dados corresponde a uma amostra de dados, ou 1/32, 1/64, 1/128 ou 1/256 por segundo tempo de fatia de dados (dependendo da taxa de frequência do fone de ouvido e se a arquivo de dados é EEG ou dados de movimento). As linhas sucessivas correspondem a fatias de tempo sucessivas e cada coluna do arquivo de dados corresponde a uma localização de sensor individual ou outra etiqueta de informação.

Tags descritivos

O arquivo EEG exportado consiste em uma única linha que contém informações de referência para o restante do arquivo, dispostas como tags de informações. Cada etiqueta consiste em um nome de tag, dois-pontos (:) e informações separadas por um caractere de espaço em branco. Existem sete tags cujo formato é mostrado nos seguintes exemplos:
title:Demonstration - O título do arquivo;
recorded:28.07.15 11.14.10 - Data e hora (Hora local) quando a gravação foi iniciada, ao segundo mais próximo. [Ano] - [Mês] - [Dia] [Horas]. [Minutos]. [Segundos]
timestamp started: 2017-07-04T11:55:54.734969+07:00- Quando a sessão foi iniciada e os carimbos de data / hora começaram, até o milissegundo mais próximo. [Ano] - [Mês] - [Dia] T [Horas]: [Minutos]: [Segundos] + [horas da GMT]
Nota: uma sessão começa quando o equipamento se conecta ao aplicativo e não quando uma gravação começa.
sampling:128 - Taxa de amostragem em amostras por segundo;
subject:JaneDoe - Identificação do assunto;
Insight: labels: COUNTER INTERPOLATED AF3 T7 Pz T8 AF4 RAW_CQ GYROX GYROY MARKER SYNC TIME_STAMP_s TIME_STAMP_ms CQ_AF3 CQ_T7 CQ_Pz CQ_T8 CQ_AF4 chan:39 - Cada cabeçalho está descrito no tópico Cabeçalhos de colunas;
units:emotiv - unidades de medição - Uma unidade EMOTIV é quase exactamente uma microvolts.

Cabeçalhos de colunas

Cada coluna do arquivo EEG, começando na linha dois, contém os seguintes dados ao longo do tempo.

COUNTER

Representa o contador de pacotes e pode ser usado como uma base de tempo. O contador é executado de 0 a 128 (observe que existem 129 valores de contador - é preciso uma amostra mais de um segundo para rodar em torno da contagem completa). Nota: o contador não está relacionado à taxa de amostragem do fone de ouvido;

INTERPOLATED

Esta coluna é uma bandeira que mostra se um pacote foi descartado ou não, FLAG = 1 significa amostra descartada e FLAG = 0 significa que a amostra não descartada.

AF3...AF4

Canais EEG associados ao headset EMOTIV, relacionados aos pontos de captura cerebral. Por exemplo, no EMOTIV INSIGHT®, os pontos serão AF3, AF4, T7, T8, Pz.

RAW_CQ

É uma medida de condutividade multiplexada usada para derivar os indicadores de qualidade de contato na aplicação. É possível desmultiplexar este canal se forem necessárias medições de condutividade mais precisas. O multiplexador passa duas vezes através dos eletrodos em cada ciclo de 129 amostras.

GYROX, GYROY

Leituras de diferença horizontal e vertical desde a amostra anterior.

MARKER

Valor real do marcador inserido. Se nenhum gatilho do marcador foi detectado na amostra de temporização específica, um valor de 0 é adicionado ao arquivo (exceto do Extender, consulte MARKER_HARDWARE). Caso contrário, o número associado ao gatilho da marca (número positivo) ou ao valor do byte transmitido através da porta USB / COM será inserido para essa amostra.

MARKER_HARDWARE

Valor depende da ordem dos dispositivos (USB, serial, teclado) quando você usa para enviar o marcador. O primeiro dispositivo receberá um índice de 1, o segundo receberá 2, e vice-versa. Um valor de 0 indica que não há nenhum evento nesse ponto. Se o gatilho for enviado via Extender, MARKER_HARDWARE será 1 e MARKER será 0. Como mostra a tabela abaixo:
TabelaMARKER HARDWARE.png

TIME_STAMP_s, TIME_STAMP_ms

Valor explicitamente relacionado ao número de segundos (TIME_STAMP_s) e milissegundos adicionais (TIME_STAMP_ms) após o headset conectar-se à aplicação que a amostra foi tirada. Para obter o tempo real de uma amostra, você pode adicionar os valores de marca de tempo de uma amostra ao valor inicial de timetamp da sessão: REAL TIME = Timestamp iniciado (ms) + TIME_STAMP_s * 1000 + TIME_STAMP_ms

CQ_AF3...CQ_AF4

Estes números mostram a cor dos indicadores de qualidade dos sensores, onde 0(PRETO), 1(VERMELHO), 2(LARANJA), 3(AMARELO), 4(VERDE). Observe que as cores estão relacionadas às cores mostradas no EmotivPro.

CQ_CMS, CQ_DRL

Estes números mostram o contato dos sensores de referência do headset. As cores para os locais de referência são VERMELHAS (1) ou VERDE (4).

Arquivos de dados de movimento

Quando você exporta uma gravação, você também receberá um arquivo EDF para os dados de movimento (chamado "... md.edf"), se esses dados foram coletados do seu fone de ouvido. Este arquivo está no mesmo formato que o arquivo EEG e com as mesmas tags descritivas, mas com apenas colunas para COUNTER, GYROX ... .MAGZ (9 fluxos de dados do sensor de movimento), TIME_STAMPs e TIME_STAMP_ms.

Referência

https://emotiv.gitbooks.io/emotivpro/exported_data_files/edf_files.html


Retornar Página Inicial