Mudanças entre as edições de "Aritmética com vetores em VDHL"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '=Um pouco de história..= Quando VHDL saiu em 1987, algumas características faltavam. *Não havia previsão para tratamento lógico para valores com múltiplos bits. Os tipos d...')
 
Linha 1: Linha 1:
 
=Um pouco de história..=
 
=Um pouco de história..=
Quando VHDL saiu em 1987, algumas características faltavam.
+
Quando VHDL saiu em 1987, não havia previsão para tratamento lógico para valores com múltiplos valores. Os tipos de lógica estavam disponíveis apenas para <tt>bits</tt> ('0' e '1') e <tt>booleanos</tt> (TRUE e FALSE), os quais são apenas do tipo dois valores. Inicialmente, cada fornecedor de ferramenta de síntese criou seu próprio Pacote(<tt>Package</tt>) para o tratamento de múltiplos valores, o que levou a uma falta de portabilidade.
*Não havia previsão para tratamento lógico para valores com múltiplos bits. Os tipos de lógica estavam disponíveis apenas para bits ('0' e '1') e booleanos (TRUE e FALSE), os quais são apenas do tipo dois valores.  
+
 
Inicialmente, cada fornecedor de ferramenta de síntese criou sua embalagem própria lógica multi-valor, o que levou a uma falta de portabilidade. Que por sua vez levou a "IEEE Sistema lógica padrão Multivalue para VHDL modelo de interoperabilidade (Stdlogic1164)", que define o valor resolvido multi-std_logic tipo de lógica.
+
No padrão "IEEE Standard Multivalue Logic System for VHDL Model Interoperability (Stdlogic1164)" foi definido o valor resolvido para lógica com múltiplos valores do tipo <tt>std_logic</tt>. Assim o std_logic tornou-se o tipo de lógica padrão em projeto VHDL.  
Std_logic tornou-se o tipo de lógica padrão no projeto VHDL. A segunda característica que faltava era uma maneira padrão de fazer operações aritméticas com tipos de vetor - bit_vector e std_logic_vector. Novamente fornecedores de síntese desenvolvido seus próprios pacotes, alguns dos quais tornaram-se muito utilizado, mas em seguida, o IEEE criou "IEEE 1076.3 Padrão Pacotes Síntese VHDL". Isto define dois pacotes, um para uso com tipos com base na bit (numeric_bit) e uma para o uso com tipos com base na std_logic (numeric_std).
+
 
Nós cobrimos aritmética vetor extensivamente em nosso VHDL abrangente curso, incluindo dois diagramas úteis que resumem o conteúdo da numeric_std. Estes dois diagramas são reproduzidas nesta página para sua referência. O primeiro é um resumo dos conteúdos do numeric_std - o segundo é um diagrama que mostra como para converter tipos diferentes de dados.
+
Uma segunda característica que faltava no VHDL original era uma maneira padrão de fazer operações aritméticas com tipos <tt>bit_vector</tt> e <tt>std_logic_vector</tt>. Novamente fornecedores de síntese desenvolvido seus próprios pacotes, alguns dos quais tornaram-se muito utilizado, mas em seguida, o IEEE criou "IEEE 1076.3 Standard VHDL Synthesis Packages". O qual definiu dois Pacotes: um para uso com tipos com base no bit <tt>numeric_bit</tt> e um para o uso com tipos com base na std_logic <tt>numeric_std</tt>.
O diagrama a seguir resume os operadores e funções
+
 
 +
[[Arquivo:SumaryOfNumeric_std.gif]]
 +
 
 +
[[Arquivo:Numeric_stdConvertions.gif]]
 +
 
 +
FONTE: http://www.doulos.com/knowhow/vhdl_designers_guide/numeric_std/

Edição das 14h14min de 6 de junho de 2012

Um pouco de história..

Quando VHDL saiu em 1987, não havia previsão para tratamento lógico para valores com múltiplos valores. Os tipos de lógica estavam disponíveis apenas para bits ('0' e '1') e booleanos (TRUE e FALSE), os quais são apenas do tipo dois valores. Inicialmente, cada fornecedor de ferramenta de síntese criou seu próprio Pacote(Package) para o tratamento de múltiplos valores, o que levou a uma falta de portabilidade.

No padrão "IEEE Standard Multivalue Logic System for VHDL Model Interoperability (Stdlogic1164)" foi definido o valor resolvido para lógica com múltiplos valores do tipo std_logic. Assim o std_logic tornou-se o tipo de lógica padrão em projeto VHDL.

Uma segunda característica que faltava no VHDL original era uma maneira padrão de fazer operações aritméticas com tipos bit_vector e std_logic_vector. Novamente fornecedores de síntese desenvolvido seus próprios pacotes, alguns dos quais tornaram-se muito utilizado, mas em seguida, o IEEE criou "IEEE 1076.3 Standard VHDL Synthesis Packages". O qual definiu dois Pacotes: um para uso com tipos com base no bit numeric_bit e um para o uso com tipos com base na std_logic numeric_std.

SumaryOfNumeric std.gif

Numeric stdConvertions.gif

FONTE: http://www.doulos.com/knowhow/vhdl_designers_guide/numeric_std/