Aplicativo móvel para otimizar compras em supermercados

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 19h21min de 26 de novembro de 2015 por Beatriz.s (discussão | contribs) (Criou página com '<center> <big><big> Aplicativo Móvel para otimizar Compras em Supermercados </big></big> Autor: Beatriz da Silveira Orientador: Emerson Ribeiro de Mello Curso: CST em Sistema...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Aplicativo Móvel para otimizar Compras em Supermercados

Autor: Beatriz da Silveira

Orientador: Emerson Ribeiro de Mello

Curso: CST em Sistemas de Telecomunicações

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São José – SC

beatriz1304@gmail.com, mello@ifsc.edu.br

Objetivo

Resumo Estendido

O gerenciamento do tempo é essencial para manter a produtividade no seu dia a dia. Muitas das aplicações que encontramos disponíveis atualmente colaboram com o propósito de gerir o tempo e os recursos de forma eficiente. Porém, isso não é uma novidade. Gerir o tempo, é algo que nós já fazemos antes mesmo do surgimento dos Smartphones. Um exemplo simples seria no momento em que alguém, antes de ir ao supermercado, prepara uma lista de compras utilizando papel e caneca. A lista de papel tem o propósito de ser eficiente e que as compras sejam feitas de forma rápida e breve, sem perder muito tempo tentando lembrar algo que estamos precisando. Entretanto, o que ocorre muitas vezes é que uma mesma lista muitas vezes pode ser feita por mais de uma pessoa, e além de que na maioria das vezes podendo ocorre de se esquecer de algum item na lista, ou ter o mesmo produto adquirido mais de uma vez e percebendo somente após à compra.

Outro problema encontrado em listas de papeis é que escrevemos a lista, de acordo, com o que lembramos que está em falta em nossas casas, sem nos preocuparmos em alguma organização lógica. A ordenação serve para otimizar o tempo, e um dos sistemas que podemos adotar é organizar os itens de acordo com as seções que eles se encontram inseridos. Isso é uma facilidade que o aplicativo pode nos propor. Dado que, no momento em que estamos realizando as compras, frequentemente temos que retornar a uma seção que já passamos, devido a falta de planejamento na hora de criar a lista.

Ao observar tanto as listas de papeis quanto a maioria dos aplicativos podemos notar que eles são eficientes até um determinado ponto, e que depois disso acabam sendo limitados com funcionalidades que não levam em conta o gerenciamento do tempo, algo precioso nos dias atuais. Sendo assim, a meu TCC tem como proposta desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis, rodando na plataforma Android, a modo de facilitar a criação de uma lista de compras e que seja capaz de organizar, automaticamente as seções. Essas seções serão organizadas de acordo com a disposição das gôndolas do supermercado, indicado na lista, pelo cliente. Isso fara com que os clientes achem os produtos com maior facilidade, otimizando o tempo de compra. A otimização será realizada, de tal modo, que os clientes não gastarão tempo a procura dos produtos, pois eles estarão organizados por seção.


Cronograma

Etapas nov/2015 dez/2015 jan/2016 fev/2016 mar/2016 abr/2016 {{{8}}} {{{9}}} {{{10}}} {{{11}}} {{{12}}}
Pesquisa Bibliográfica X X X
Escrita do Documento X X X
Entrega do Documento e Defesa X
Apresentação do Trabalho à Banca X


Bibliografia