Mudanças entre as edições de "Aplicação Web para Processamento de Linguagem Natural em Português utilizando a Técnica BERT"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 11h59min de 19 de dezembro de 2022

APLICAÇÃO WEB PARA PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL EM PORTUGUÊS UTILIZANDO A TÉCNICA BERT.
João Leonardo Martins 1;
Mário de Noronha Neto 2;
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
1 Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC;
2 Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC;
Resumo
O emprego de técnicas de Inteligência Artificial (IA) tem permitido avanços muito relevantes em nosso cotidiano, nos mais diversos setores: desde assistentes virtuais, passando por anúncios e feeds personalizados em redes sociais, até chegar nos atendentes virtuais. Muito disso passa pela compreensão profunda das intenções de buscas e interações dos usuários, analisado atentamento pelos algoritmos utilizados por empresas, graças ao uso de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Neste trabalho busca-se entender os conceitos estudados nos principais ramos de IA relacionados ao PLN, com enfoque no algoritmo BERT (Bidirecional Encoder Representations from Transformers), da empresa Google, que teve seu código fonte aberto e é amplamente utilizado no buscador da mesma. De forma a observarmos o uso do BERT na prática, por fim, será desenvolvida uma API para que o modelo possa ser treinado (como é chamada a parte de refinamento do algoritmo) e assim seja capaz de classificar o sentimento por trás de frases em português, as identificando como negativas, neutras ou positivas.


Palavras-chave
Processamento de Linguagem Natural. BERT. API. Aplicação Web.


Arquivos do TCC
Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.