Análise e aperfeiçoamento de um sistema didático de transmissão SDR utilizando o MATLAB e um par transmissor/receptor FM

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 13h05min de 24 de abril de 2012 por Elen (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Autor

Mattia Edoardo Maria Vismara

Resumo

Este trabalho analisa, aprimora e acrescenta novas técnicas e funcionalidades a um código desenvolvido com base no conceito de Rádio Definido por Software. Este código é implementado utilizando o software MATLAB e realiza a transmiss˜ao e recepção de sinais com o auxílio de um transmissor e receptor FM. As análises incluem a maioria dos circuitos do receptor enquanto os aprimoramentos realizados proporcionam um incremento no desempenho global do algoritmo e do sistema, diminuindo sensivelmente a complexidade do código. As técnicas de modulação multinível e codificação de canal s˜ao incorporadas à arquitetura, permitindo a análise do sistema proposto em diferentes condições de operação e, em seguida, o autor oferece algumas sugest˜oes para futuras implementações.

Abstract

This document analyses, improves and modifies the existing transceiver algorithm features and performance, based on the Software Defined Radio concept and developed with the help of the MATLAB software and a couple of FM transceivers. Analyses and improvementes are focused on the receiver code, allowing an overall better performance of the system. Then, additional features were added. This has been achieved inhancing a multilevel modulation, a channel error correction code and several operational tests at different working conditions. Includes and describes actions taken, as well as some suggestions for future academic works.

Monografia.pdf