Análise de circuitos de proteção contra transitórios para aplicação em porteiros eletrônicos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo estendido

No Brasil o índice de descargas atmosféricas é muito grande, em média são em torno de 50 milhões por ano, é a incidência mais alta do planeta . Além dos acidentes que ela proporciona as pessoas levando-as a óbito, as empresas do setor elétrico/eletrônico têm prejuízo que chegam a R$ 1 bilhão (02).A Intelbras como todas as outras empresas não está fora desta estatística, cerca de 85% dos seus produtos retornam para conserto devido a descargas atmosféricas.

Podemos definir a descarga atmosférica como sendo um rompimento da isolação do ar entre duas superfícies eletricamente carregadas com polaridades diferentes fazendo com que se estabeleça uma corrente muito intensa. Os raios ao atingirem a rede elétrica direta ou indiretamente causam o chamado surto elétrico, que tenta se propagar pelo caminho que tiver menor resistividade, até encontrar um ponto a terra.

Sabemos que se o raio cair diretamente em nosso produto não haverá proteção que conseguirá desempenhar um bom papel, em contrapartida podemos minimizar esses problemas através de um circuito de proteção mais eficaz. Atualmente temos um produto de linha que não possui mais espaço em seu circuito para colocar outros dispositivos de proteção, este trabalho tem como objetivo desenvolver um circuito de proteção com componentes como centelhadores a gás, diodos de proteção e varistores.

Cronograma

Etapas Mês
Abril/2013 Maio/2013 Junho/2013 Julho/2013
Revisão Bibliográfica x x x
Escrita do Documento x x x

Referências

http://www.qenergia.pt/content/index.php?action=detailfo&rec=240

http://www.inpe.br/resultado.php

http://www.emfield.com.br/artigos/Componentes%20de%20prote%C3%A7%C3%A3o%20contra%20surtos%20el%C3%A9tricos.pdf

http://www.compuland.com.br/helio/centelhador/

http://pessoal.utfpr.edu.br/luizpepplow/arquivos/Varistor.pdf

http://www.cbmet.com/cbm-files/12-7b86eeca929228d6be70a1ab3eea359d.pdf

http://www.instalacoeseletricas.com/download/Protecao_contra_surtos.pdf

http://www.tede.ufsc.br/teses/PEEL1017.pdf