Análise de Sistema Web Distribuído para Suporte a Aula

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Análise de Sistema Web Distribuído para Suporte a Aula

Resumo

No mundo de hoje, a grande parte dos serviços ficou online: bancos, compras, filmes, música, cursos, entre outros. Todos esses serviços demandam de poder de processamento para atender a todas as requisições dos usuários, e é possível ter, em um servidor, vários serviços rodando simultaneamente. Porém, é necessário alocar recursos para cada tipo de serviço, sendo que alguns tipos de serviços são mais acessados que outros. Um exemplo simples é o resultado de um concurso ou vestibular: a quantidade de acessos que são requisitados simultaneamente em um curto espaço de tempo pode gerar, em muitos casos, na negação desse serviço, deixando muitos usuários - em fila de espera - sem acesso a informação.

Outro exemplo são os laboratórios virtuais implementados no IF-SC, em especial no câmpus São José. Os alunos aprendem várias linguagens de programação e têm acesso a várias IDEs nos laboratórios físicos, porém muitas dessas plataformas são licenciadas, o que torna inviável a aquisição da licença pelo aluno, quando o aluno tem um projeto para desenvolver é necessário deslocar-se até o câmpus para fazer uso dos programas nos laboratórios. Uma solução para essa questão é a implementação de uma ferramenta online que facilita o acesso remoto do aluno aos compiladores, onde ele pode realizar a compilação do programa diretamente de sua casa. Esse cenário resolveria o problema dos alunos mas nos traria a necessidade de alocar recursos para processar essa nova facilidade, o que traz custos e muitas vezes um super dimensionamento de recursos que não são utilizados. No IF-SC campus São josé, está em curso a implantação de nuvem de contêineres, tornando os recursos mais flexíveis, e que se adequem melhor às necessidades dos usuários. Assim, tem-se como base a infraestrutura em contêineres instalada, o intuito desse trabalho de conclusão de curso é trazer aos alunos uma maneira mais fácil e descomplicada de compilar seus códigos durante todo o curso.

Objetivo

O trabalho tem como objetivo a implementação de uma plataforma online que tenha capacidade de compilar uma grande variedade de linguagens de forma remota, criando um laboratório online para os alunos.