Mudanças entre as edições de "Análise de Sistema Web Distribuído para Suporte a Aula"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa
(Análise de Sistema Web Distribuído para Suporte a Aula)
(Resumo)
Linha 3: Linha 3:
 
=== Resumo ===
 
=== Resumo ===
  
A área tecnológica está sempre em constate mudança e evolução. Em se falando de provimento de serviços em telecomunicações não é diferente. Uma prova disso é a implementação da NGN (Next-generation network). A principal diferença entre o sistema tradicional e a NGN está na mudança de uma rede que funciona de forma separada, e, verticalmente integrada para cada aplicação específica, para uma única rede capaz de transportar quaisquer e todo s os serviços (voz, dados e todos os tipos de mídias). Para os serviços de telefonia, está inclusa, na evolução, a mudança de uma infra-estrutura de comutação de circuitos para uma infra-estrutura de comutação de pacotes. A atividade da NGN, atualmente, tem como objetivo assegurar que as redes da próxima geração, baseadas em IP, serão capazes de atender os padrões de serviço que estão normalmente associados com as redes públicas de telecomunicações.
+
No mundo de hoje, a grande parte dos serviços ficou online: bancos, compras, filmes, música, cursos, entre outros.
 +
Todos esses serviços demandam de poder de processamento para atender todas as requisições dos usuários, e é possível ter, em um servidor, vários serviços rodando simultaneamente.
 +
Porém, é necessário alocar recursos para cada tipo de serviço, sendo que alguns tipos de serviços são mais acessados que outros.
 +
Um exemplo simples é o resultado de um concurso ou vestibular: a quantidade de acessos que são requisitados simultaneamente em um curto espaço de tempo pode gerar, em muitos casos, na negação desse serviço, deixando muitos usuários - em fila de espera - sem acesso a informação.
  
 +
Outro exemplo são os laboratórios virtuais implementados no IF-SC, em especial no câmpus São José. Os alunos aprendem várias linguagens de programação e têm acesso a várias IDEs nos laboratórios físicos, porém muitas dessas plataformas são licenciadas, o que torna inviável a aquisição da licença pelo aluno, quando o aluno tem um projeto para desenvolver é necessário deslocar-se até o câmpus para fazer uso dos programas nos laboratórios.
 +
Uma solução para essa questão é a implementação de uma ferramenta online que facilita o acesso remoto do aluno aos compiladores, onde ele pode realizar a compilação do programa diretamente de sua casa. Esse cenário resolveria o problema dos alunos mas nos traria a necessidade de alocar recursos para processar essa nova facilidade, o que traz custos e muitas vezes um super dimensionamento de recursos que não são utilizados. No  IF-SC campus São josé, está em curso a implantação de nuvem de contêineres, tornando os recursos mais flexíveis, e  que se adequem  melhor às necessidades dos usuários. Assim, tem-se como base a infraestrutura em contêineres instalada, o intuito desse trabalho de conclusão de curso é trazer aos alunos  uma maneira mais fácil e descomplicada de compilar seus códigos durante todo o curso.
 
==== Objetivo ====
 
==== Objetivo ====
  
O trabalho tem como objetivo aprofundar os estudos sobre essa nova tendência das arquiteturas de redes, mostrando as diferenças entre o cenário atual e a NGN, as suas principais características, explicando sobre a “Next-Generation Network” e pontuando as vantagens dessa nova arquitetura. Além disso, será relatado como está sendo o processo de conversão do sistema atual para o da próxima geração, incluindo os serviços de telefonia.
+
O trabalho tem como objetivo a implementação de uma plataforma online que tenha capacidade de compilar uma grande variedade de linguagens de forma remota, criando um laboratório online para os alunos.

Edição das 14h06min de 19 de abril de 2017

Análise de Sistema Web Distribuído para Suporte a Aula

Resumo

No mundo de hoje, a grande parte dos serviços ficou online: bancos, compras, filmes, música, cursos, entre outros. Todos esses serviços demandam de poder de processamento para atender a todas as requisições dos usuários, e é possível ter, em um servidor, vários serviços rodando simultaneamente. Porém, é necessário alocar recursos para cada tipo de serviço, sendo que alguns tipos de serviços são mais acessados que outros. Um exemplo simples é o resultado de um concurso ou vestibular: a quantidade de acessos que são requisitados simultaneamente em um curto espaço de tempo pode gerar, em muitos casos, na negação desse serviço, deixando muitos usuários - em fila de espera - sem acesso a informação.

Outro exemplo são os laboratórios virtuais implementados no IF-SC, em especial no câmpus São José. Os alunos aprendem várias linguagens de programação e têm acesso a várias IDEs nos laboratórios físicos, porém muitas dessas plataformas são licenciadas, o que torna inviável a aquisição da licença pelo aluno, quando o aluno tem um projeto para desenvolver é necessário deslocar-se até o câmpus para fazer uso dos programas nos laboratórios. Uma solução para essa questão é a implementação de uma ferramenta online que facilita o acesso remoto do aluno aos compiladores, onde ele pode realizar a compilação do programa diretamente de sua casa. Esse cenário resolveria o problema dos alunos mas nos traria a necessidade de alocar recursos para processar essa nova facilidade, o que traz custos e muitas vezes um super dimensionamento de recursos que não são utilizados. No IF-SC campus São josé, está em curso a implantação de nuvem de contêineres, tornando os recursos mais flexíveis, e que se adequem melhor às necessidades dos usuários. Assim, tem-se como base a infraestrutura em contêineres instalada, o intuito desse trabalho de conclusão de curso é trazer aos alunos uma maneira mais fácil e descomplicada de compilar seus códigos durante todo o curso.

Objetivo

O trabalho tem como objetivo a implementação de uma plataforma online que tenha capacidade de compilar uma grande variedade de linguagens de forma remota, criando um laboratório online para os alunos.