Análise de desempenho e otimização de componentes de sistemas operacionais

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 07h46min de 1 de junho de 2021 por Arliones.hoeller (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Sistemas operacionais estão no coração de todo sistema computacional. Além dos computadores pessoais (desktops, laptops), sistemas operacionais estão em nossos dispositivos móveis (smartphones, tablets), sistemas embarcados (carros, aeronaves), ativos de rede (switches, roteadores), e servidores virtualizados nas nuvens computacionais (hypervisors, conteiners, etc). Neste sentido, há diversas perguntas que podem ser respondidas através de um estudo de análise ou avaliação de desempenho de componentes ou configurações de sistemas operacionais para aplicações específicas. Alguns exemplos são:

  • Para uma aplicação específica, qual o melhor alocador de memória, sistema de arquivos, ou escalonador a ser utilizado?
  • Para sistemas baseados em containers, qual o melhor alocador de memória, sistema de arquivos, ou escalonador a ser utilizado?
  • Comparativamente, quais os ganhos e perdas em termos de desempenho de uma aplicação específica em sistemas baseados em containers, máquinas virtuais comuns, máquinas virtuais com SO unikernel, etc?