Amp op

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h22min de 10 de setembro de 2006 por Simara (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

== Amp Op == A prinipio os amp ops (amplificadores operacionais) eram contituidos por complexos circuitos discretos, com custo extremamente alto para aplicações e não eram confiaveis. Porém, na decada de 60, surgui o primeiro amp op em CI (circuito integrado), este por um custo mais acessivel (mas relativamente alto). Com o tempo, os amp ops comoçaram a ser mais utilizados em projetos, forçando os fabricantes a melhorarem sua contrução e diminuirem seu custo, tudo isso devido a sua grande versatilidade na eletrônica em geral.

Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com um ganho muito alto que possui duas entradas, uma inversora (-) e uma não inversora (+). A tensão de saída é a diferença entras as entradas + e - , multiplicado pelo ganho em malha aberta.

A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam amp ops frequentemente utilizam a realimentação negativa (negative feedback). Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação (feedback).

===Encapsulamento=== O amp op 741 é um dos mais utilidados, este possui dois terminais de entrada e um de saída, além da necessidade de uma alimentação (Vcc) e uma referencia (Terra). Há também um pino que não é onectato.

Amp op 741.jpg

Na foto, é mostrado o Vcc positivo, normalmente usado como alimentação e o Vcc negativo, que geralmente é conectado ao terra para sinalizar a referencia. Mostra-se as entradas 1 e 2 (respectivamente a entrada inversora e não-inversora), a saída e os offsets.

Foto 741.jpg

Ignorando outras funcionalidades do amp op, mostraremos apenas sua caracteristica básica: o comparador.

Fixando a entrada não inversora (entrada 2) ao terra, juntamente com o Vcc negativo Amp op.jpg

O amplificador operacional ideal

O amplificador operacional ideal tem um ganho infinito em malha aberta, largura de banda infinita, impedância de entrada infinita, impedância de saída nula e nenhum ruído, assim como offset de entrada é zero (exatamente 0 V na saída quando as duas entradas forem exatamente iguais) e nenhuma interferência térmica. Os circuitos integrados de amp ops utilizando MOSFETs são os que mais se aproximam destes valores ideais em limites de largura de banda.


Bibliografia

SEDRA, A. S.; SMITH, K. C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books, 2000.