Ambiente Virtual de Aprendizagem de Sinais e Sistemas - Módulos Estendidos

De MediaWiki do Campus São José
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Rafael da Silva Pereira
Curso Superior de Sistemas em Telecomunicações - IFSC
Orientador: Prof. Roberto Wanderley da Nóbrega
email: rafaelsilvapereiraa@gmail.com

Introdução

O estudo de sinais e sistemas pode ser exaustivo para algumas pessoas, se estudado somente de forma matemática. Para alguns é necessário ter uma visão 'real' dessas expressões, para que haja um melhor entendimento do assunto. Para auxiliar nisto e facilitar o ensino pelos professores, é muito comum o uso de ferramentas como simuladores para o estudo de sinais. Existem várias opções para isso, porém, dentre as ferramentas existentes, poucas são atualizadas, fazem uma integração de conteúdos, e são de código aberto. Sendo assim, um estudante tem de se adaptar a uma nova interface a cada novo conteúdo estudado, fazendo com que o uso destas seja desinsteressante pois além do aprendizado do próprio conteúdo, o aluno ainda terá de aprender a usar a ferramenta em si.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem de Sinais e Sistemas (AVASS), surge como uma opção a esses aplicativos. Oferecendo uma interface padronizada e interativa, o AVASS trata do estudo de vários assuntos das disciplinas de sinais e sistemas contidos nas unidades curriculares como a representação de sinais, operações entre sinais, modulações analógicas e digitais, codificações digitais e aquisição de sinal. O AVASS é um projeto de código aberto em linguagem “.M”, interpretada pelo software Matlab, sendo assim, o aluno que utilizar esta ferramenta pode observar o processo de execução e funcionamento do aplicativo, bem como fazer as alterações que desejar ao programa.

Proposta

Este trabalho dá continuidade ao projeto desenvolvido por Zilmar de Souza Junior em 2011 para graduação no curso de Sistemas de Telecomunicações do Instituto Estadual de Santa Catarina Campus São José – IFSC-SJ [1]. Seguindo as sugestões de trabalhos futuros, têm-se como objetivos:

  • melhorar e ampliar os módulos já existentes com novos tipos/variações de modulações e códigos de linha;
  • adicionar novos parâmetros e tipos sinais;
  • desenvolvimento de novos módulos como quantização e formatação de pulso;
  • correção de bugs;
  • melhorias na interface.

Cronograma

Etapas Mar/2014 Abr/2014 Mai/2014 Jun/2014 Jul/2014
Pesquisa bibliográfica / delimitação do tema x x x
Escrita do documento x x
Entrega do documento e apresentação x

Bibliografia

[1] Souza Junior, Zilmar. AVASS - Ambiente Virtual de Aprendizagem de Sinais e Sistemas. 2011. Monografia (graduação em sistemas de telecomunicações) - Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José. São José, 2011.

[2] Lathi, Bhagwandas Pannalal. Modern Digital and Analog Communication Systems, 3rd Ed. Oxfors University Press, 1998.

[3] Haykin, Simon e Moher, Michael. Sistemas de Comunicação, 5ª Ed. Bookman, 2011.

[4] Sklar, Bernard. Digital Communications: Fundamentals and Applications, 2nd Ed. Prentice Hall, 2001.