Alarme MIC29004-2014-1

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre a página

Página criada como extensão do Projeto Final da disciplina de Microprocessadores, tendo como tema um sistema de alarme.


Problematização

O alarme em questão tem como base um sensor similar aos encontrados em entradas de lojas, que realizam leitura dos códigos de barra dos produtos que por ele passam. Com o objetivo de evitar roubos, caso alguém passe com um produto não autorizado (que não tenha sido vendido) o alarme será acionado, sendo desativado com o acionamento de um botão, ou após um tempo determinado. Com o acionamento do alarme, a equipe de segurança do estabelecimento encaminha-se para a loja, para averiguar o que está acontecendo.

Caso um atendente deseje acionar a segurança do estabelecimento, seja pelo motivo que for, ao acionar o botão anteriormente citado, o alarme será acionado, sendo desativado com o pressionamento do mesmo.

Funcionamento

  • O alarme consistirá em dois sensores externos, um correspondente ao sensor de verificação de código de barras, e outro relacionado ao botão de desativamento.
  • Quando o sensor de verificação for acionado, será iniciada uma contagem de cinco minutos, e um led será aceso (simulando o alarme). Caso o segundo sensor seja acionado (botão), o led será desligado (simulando o desligamento do alarme).
  • Caso o alarme esteja desligado (led apagado), ao acionar o segundo sensor o mesmo será ativado, sendo desligado conforme explicado anteriormente.