Administração de Redes e Sistemas

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h56min de 21 de setembro de 2009 por Etorresini (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Nota de apresentação: este documento foi concebido para servir de guia de leitura para os assuntos de administração de redes de computadores e sistema operacionais em rede.

A evolução das redes de computadores e sistemas operacionais aconteceu, principalmente, na relação entre Academia, Mercado e Governo. Várias tecnologias, de grande expressão técnica, foram relegadas a segundo plano e mesmo abandonadas por questões políticas ou econômicas, enquanto que outras, bastante criticadas, influenciam até hoje na roda da História.

Não nos compete, aqui, discutir essas questões. Entretanto, é preciso entender que, desde o desenvolvimento de uma tecnologia até a sua implantação, vários são os fatores que favorecem ou desestimulam o seu uso. O caso do IPv4 é um exemplo: de propósitos bastante simples à época, têm sido estudadas formas de uma mudança significativa, como o IPv6. Contudo, isso implica em questões além das técnicas, como por exemplo a troca, em larga escala, de equipamentos responsáveis pela transmissão dos dados (roteadores).

O que temos hoje, então, é um cenário mais favorável à integração dos serviços em rede, fruto da padronização e abertura de padrões, com destaque aos protocolos. Sejam eles mais voltados às camadas inferiores da rede - para a transmissão de dados - ou superiores - os serviços, há várias organizações envolvidas nesse processo de especificação de tecnologias. Cabe destacar:


O Eixo Central: a Internet

A Internet é resultado dos estudos e implementações em vários países, em especial EUA, Inglaterra e França. Sua história está bem documentada pela Internet Society, e o vídeo sobre a história da Internet pode auxiliar na compreensão.

Isso significa que a Internet é importante não apenas pela sua atual dimensão, mas também porque condensa bem o pensamento de que as tecnologias de informação e comunidação são produto da interação de vários setores da sociedade. A abordagem dada por Kurose e Ross, enfatizando a Internet em seu livro, é bastante didática e clara, iniciando os estudos sobre a arquitetura TCP/IP.

A Arquitetura TCP/IP

Da Internet, tem-se a definição de um arquitetura de redes de computadores baseada em camadas empilhadas, onde cada camada realiza uma parte do todo. O conjunto de todos os serviços prestados por cada camada permitirão, ao final, o fluxo dos dados entre as aplicações dos usuários.

Para uma entender melhor os conceitos básicos da arquitetura, recomenda-se a leitura do capítulo 1 da Apostila de Redes de Computadores, do prof. Evandro Cantú.