Mudanças entre as edições de "Administração de Redes e Sistemas"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 115: Linha 115:
 
{
 
{
 
label="São José"
 
label="São José"
1
+
 
 +
Roteador_SJ -- DMZ
 +
Roteador_SJ -- Firewall_interno
 +
Firewall_interno -- LAN_interna
 
}
 
}
  
Linha 121: Linha 124:
 
{
 
{
 
label="Palhoça"
 
label="Palhoça"
2
+
 
 +
Roteador_PA -- Servidor_PA
 
}
 
}
  
Linha 127: Linha 131:
 
{
 
{
 
label="Biguaçu"
 
label="Biguaçu"
3
+
 
 +
Roteador_BI -- Switch_BI
 
}
 
}
  
 
# Ligações entre unidades
 
# Ligações entre unidades
1 -- 2
+
Internet [shape=plaintext]
1 -- 3
+
Roteador_SJ -- Internet
 
+
Roteador_PA -- Internet
 +
Roteador_BI -- Internet
 
}
 
}
 
</graphviz>
 
</graphviz>

Edição das 14h39min de 29 de setembro de 2009

Nota de apresentação: este documento foi concebido para servir de guia de leitura para os assuntos de administração de redes de computadores e sistema operacionais em rede.

A evolução das redes de computadores e sistemas operacionais aconteceu, principalmente, na relação entre Academia, Mercado e Governo. Várias tecnologias, de grande expressão técnica, foram relegadas a segundo plano e mesmo abandonadas por questões políticas ou econômicas, enquanto que outras, bastante criticadas, influenciam até hoje na roda da História.

Não nos compete, aqui, discutir essas questões. Entretanto, é preciso entender que, desde o desenvolvimento de uma tecnologia até a sua implantação, vários são os fatores que favorecem ou desestimulam o seu uso. O caso do IPv4 é um exemplo: de propósitos simples à época, têm sido estudadas formas de uma mudança significativa - como o IPv6 - mas isso implica em questões além das técnicas, como por exemplo a troca, em larga escala, de equipamentos responsáveis pela transmissão dos dados (roteadores).

O que temos hoje, então, é um cenário mais favorável à integração dos serviços em rede, fruto da padronização e abertura de padrões, com destaque aos protocolos. Sejam eles mais voltados às camadas inferiores da rede - para a transmissão de dados - ou superiores - os serviços, há várias organizações envolvidas nesse processo de especificação de tecnologias. Cabe destacar:


O Eixo Central: a Internet

A Internet é resultado dos estudos e implementações em vários países, em especial EUA, Inglaterra e França. Sua história está bem documentada pela Internet Society, e o vídeo sobre a história da Internet pode auxiliar na compreensão.

Isso significa que a Internet é importante não apenas pela sua atual dimensão, mas também porque condensa bem o pensamento de que as tecnologias de informação e comunidação são produto da interação de vários setores da sociedade. A abordagem dada por Kurose e Ross, enfatizando a Internet em seu livro, é bastante didática e clara, iniciando os estudos sobre a arquitetura TCP/IP.

A Arquitetura TCP/IP

Da Internet, tem-se a definição de um arquitetura de redes de computadores baseada em camadas empilhadas, onde cada camada realiza uma parte do todo. O conjunto de todos os serviços prestados por cada camada permitirão, ao final, o fluxo dos dados entre as aplicações dos usuários.

Para uma entender melhor os conceitos básicos da arquitetura, recomenda-se a leitura do capítulo 1 da Apostila de Redes de Computadores, do prof. Evandro Cantú.

RASCUNHO

<graphviz> digraph Disciplinas {

subgraph clusterDS { label="Desenvolvimento de Sistemas" "Lógica de Programação" -> "Orientação a Objetos" "Lógica de Programação" -> "Linguagens de Programação" "Linguagens de Programação" -> C "Orientação a Objetos" -> Java "Linguagens de Programação" -> Java "Orientação a Objetos" -> UML C -> API Java -> API }

subgraph clusterSO { label="Sistemas Operacionais" "Sistemas Operacionais em Rede" -> "Variantes do UNIX" "Variantes do UNIX" -> "Interpretador de Comandos" "Variantes do UNIX" -> Serviços "Variantes do UNIX" -> Backup }

subgraph clusterRC { label="Redes de Computadores" "Arquiteturas de Redes" -> Enlace "Arquiteturas de Redes" -> "TCP/IP" "TCP/IP" -> "Cliente/Servidor" "TCP/IP" -> "P2P" Enlace -> LAN LAN -> "Padrões IEEE" Enlace -> WAN WAN -> "Padrões IEEE" "TCP/IP" -> LAN LAN -> "Ad-hoc" "Padrões IEEE" -> "Ad-hoc" "TCP/IP" -> WAN LAN -> WAN "TCP/IP" -> Roteamento WAN -> Roteamento "TCP/IP" -> "IP Móvel" Roteamento -> "IP Móvel" QoS }

subgraph clusterServicos { label="Serviços em Rede" DHCP -> DNS DNS -> HTTP DNS -> VoIP DNS -> Email DNS -> Samba DNS -> LDAP SNMP VPN }

  1. Inter-relações

"Linguagens de Programação" -> "Interpretador de Comandos" C -> "Variantes do UNIX" "Variantes do UNIX" -> "TCP/IP" Serviços -> DHCP "Cliente/Servidor" -> DHCP Serviços -> DNS "Cliente/Servidor" -> DNS Serviços -> HTTP "Cliente/Servidor" -> HTTP Serviços -> VoIP "Cliente/Servidor" -> VoIP P2P -> VoIP API -> "TCP/IP" } </graphviz>

O Cenário

<graphviz> graph Cenario {

subgraph clusterSJ { label="São José"

Roteador_SJ -- DMZ Roteador_SJ -- Firewall_interno Firewall_interno -- LAN_interna }

subgraph clusterPalhoca { label="Palhoça"

Roteador_PA -- Servidor_PA }

subgraph clusterBiguacu { label="Biguaçu"

Roteador_BI -- Switch_BI }

  1. Ligações entre unidades

Internet [shape=plaintext] Roteador_SJ -- Internet Roteador_PA -- Internet Roteador_BI -- Internet } </graphviz>