Action

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Action Telecom S.A

EQUIPE ACTION TELECOM S.A

Integrantes : André de Espindola
                    Eduardo Kwiatkowski Scheffer
                    Gilberto Laus Fernandes
              

Projeto

Disciplinas


Gerência de REDES

- Configurar um servidor para responder por um domínio. O nome do domínio deverá seguir o modelo: dominio.sj.cefetsc.edu.br. Onde “dominio” será o nome dado ao grupo.

- O ip do servidor será: 200.135.37.10x. Onde “x“ deverá ser igual ao último digito do ip do servidor de sua equipe, ou algum outro determinado pelo professor em caso de conflito. Este número, bem como o "dominio" da item anterior, deverá ser repassado ao professor, para que sejam feitos os ajustes necessários no DNS (hendrix) da escola. Obs.: não confunda "dominio" com nome de máquina.

- No servidor deverão estar configurados os seguintes serviços: DNS, servidor de e-mail, ssh, ftp, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários. Também deverão ser configurados os serviços NAT, roteamento e Squid para uso com possíveis clientes locais, conectados via uma segunda interface de rede. Estes serviços não serão habilitados para conexões remotas.

- Deverão ser criados usuários, e estes deverão ter um e-mail do tipo: usuario@dominio.sj.cefetsc.edu.br. Os usuários poderão também ter acesso a suas contas/arquivos remotamente. Para cada professor envolvido no projeto deverá ser criado um usuário exclusivo e na criação deste, a equipe deverá informar, como faria há um usuário leigo, quais os serviços disponíveis e o procedimento para acessar os mesmos, em resumo: manual do usuário. Obs.: os professores farão uso destes usuários para testar o sistema. Convidem colegas para serem usuário do seu sistema, avisando que é um sistema experimental.

Programação para REDES


Parte comum

Painel de Controle

Desenvolver um painel de controle, ou seja, um sítio web onde o administrador do sistema poderá executar tarefas administrativas através do sistema a ser desenvolvido em PHP. Essa página consistirá em apenas um menu de acesso fácil para os demais sistemas. Vale salientar que o acesso a essa página deverá ser protegido através da autenticação de usuário e senha. Pode-se implementar tal controle em PHP ou utilizar recursos providos pelo próprio servidor HTTP. As tarefas implementadas pelos demais grupos também deverão ser integradas no sistema. Isto é, o painel de controle deverá prover entradas no menu para acionar os demais sistemas.

Sistema para controle de usuários

Desenvolver um sistema em PHP para permitir a manutenção de usuários da provedora. Este deverá prover opções para a inclusão, modificação e remoção dos usuários, além de permitir a listagem dos usuários cadastrados. O sistema deverá ser correto ao ponto de não permitir a inclusão de contas com nomes de usuários duplicados ou a inserção de contas sem senha, etc.

Parte específica

Desenvolver um sistema que permite o envio de e-mails através de um formulário web. Tal sistema poderá ser utilizado pelos usuários da provedora para enviar e-mails destinados ao departamento de vendas e ao departamento de suporte técnico.

Cabeamento Estruturado


- Realizar o levantamento dos componentes necessários para a montagem dos equipamentos em seus locais definidos no projeto.
- A partir deste levantamento, fazer um projeto para a montagem.
- Realizar Certificação da Rede.

Instalação de Equipamentos de REDE


Topologia da Rede

Abaixo temos uma figura que mostra como será a topologia da rede a ser implementada. Deve-se observar que cada equipe implementará apenas parte da rede. A rede como um todo surgirá do conjunto dos trabalhos feitos pelas diversas equipes. Os equipamentos mostrados na figura serão disponibilizados pelo professor. A instalação e configuração dos mesmos será responsabilidade das equipes.

Equipe Action

- Instalação e configuração com teste de certificação (ping) do link ótico formado entre os Tranceivers do LAB. REDES 1 e LAB REDES 2; - Instalação e configuração da placa WIFI LAN 192.168.20.13 e seu link no LAB REDES 1 ótico redundante 2MBps entre COINF e LAB REDES 1 até as Interfaces seriais dos Routers CISCO1750; Configuração das interfaces seriais nos routers correspondentes. - Instalação e configuração do Router WIFI da rede LAN 192.168.20.0/24 (BSSID1) - Instalação e configuração com teste de certificação (taxa de erros usando test-set) do link.