Mudanças entre as edições de "A Engenharia na Classificação Brasileira de Ocupações"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 

Edição atual tal como às 19h20min de 4 de maio de 2011

PORTARIA Nº 397, DE 09 DE OUTUBRO DE 2002

Aprova a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO/2002, para uso em todo território nacional e autoriza a sua publicação.

Listagem das Profissões Regulamentadas: normas regulamentadoras

23. Engenheiro/ Arquiteto/ Agrônomo

  • Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 - Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo e dá outras providencias.
  • Lei nº 8.195, de 26 de junho de 1991 - Altera a Lei nº 5.194/66.
OBS: O Decreto nº 241/67, incluiu entre as profissões cujo exercício é regulado pela lei nº 5.194/66, a profissão de engenheiro de operação.
OBS: A resolução CFEAA nº 313/86, de 26 de setembro de 1986, do Conselho federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, dispõe sobre o exercício profissional dos Técnólogos das áreas submetidas á regulamentação e fiscalização instituídas pela Lei nº 5.194/66. A relação das áreas especificadas na referida resolução encontra-se no Anexo IV deste documento.

52. Técnico Industrial

  • Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968 - Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio - Resolução Normativa nº 24, de 18 de fevereiro de 1970 - Autoriza os Conselhos regionais de Química a procederem ao registro de Técnicos Industriais.
  • Decreto nº 90.922, de 02 de fevereiro de 1985 - regulamenta a lei nº 5.524/68 e dispõe sobre a profissão de técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.

CBO 2143 :: Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins

Executam serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios. Projetam, planejam e especificam sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações e elaboram sua documentação técnica; coordenam empreendimentos e estudam processos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações.

2143-05 - Engenheiro eletricista - Engenheiro elétrico , Engenheiro eletrotécnico
2143-10 - Engenheiro eletrônico
2143-15 - Engenheiro eletricista de manutenção - Engenheiro de manutenção elétrica
2143-20 - Engenheiro eletricista de projetos - Engenheiro de projetos elétricos , Engenheiro eletrotécnico de projetos
2143-25 - Engenheiro eletrônico de manutenção - Engenheiro de manutenção eletrônica
2143-30 - Engenheiro eletrônico de projetos - Engenheiro de projetos eletrônicos
2143-35 - Engenheiro de manutenção de telecomunicações
2143-40 - Engenheiro de telecomunicações - Engenheiro de comutação , Engenheiro de tráfego telefônico , Engenheiro de transmissão
2143-45 - Engenheiro projetista de telecomunicações - Engenheiro de projetos de telecomunicações , Engenheiro de projetos de telefonia
2143-50 - Engenheiro de redes de comunicação - Engenheiro de sistemas de comunicação
2143-55 - Engenheiro de controle e automação - Engenheiro de automação , Engenheiro de controle , Engenheiro de instrumentação
2143-60 - Tecnólogo em eletricidade - Engenheiro operacional em eletrotécnica
2143-65 - Tecnólogo em eletrônica

Condições gerais de exercício

Trabalham em ramos de atividade econômica variados. Na área industrial, encontram-se na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. É expressiva a presença desses engenheiros na atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manutenção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, e na construção civil. Trabalham em empresas pequenas, médias e grandes nas áreas pública e privada, como empregados ou prestadores de serviços. Suas atividades costumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional. Em algumas atividades, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho, por exemplo, grandes alturas, altas temperaturas, ruído intenso, exposição a material tóxico, alta tensão e radiação.

Formação e experiência

O exercício profissional requer formação em uma das áreas de Engenharia: elétrica, eletrônica ou telecomunicações ou curso de tecnólogo em uma das áreas, com registro no CREA. O exercício pleno das atividades ocorre, em média, com quatro anos de exercício profissional. A manutenção do emprego neste domínio requer de seus profissionais atualização constante.

CBO 2032 :: Pesquisadores de engenharia e tecnologia

Desenvolvem materiais, produtos, processos e métodos relacionados à engenharia e tecnologia, projetando e especificando equipamentos, protótipos e plantas-piloto e testando protótipos, materiais, processos e parâmetros de operação de plantas-piloto. Participam da qualificação, certificação e homologação de laboratórios e produtos. Planejam e executam pesquisas, gerenciam informações de C&T. Podem também prestar serviços de consultoria técnica, bem como dar aulas.

2032-10 - Pesquisador de engenharia e tecnologia (outras áreas da engenharia) - Engenheiro pesquisador (outras áreas da engenharia), Especialista em engenharia e tecnologia (outras áreas)
2032-15 - Pesquisador de engenharia elétrica e eletrônica - Engenheiro pesquisador (engenharia elétrica e eletrônica), Engenheiro pesquisador (telecomunicações), Especialista em engenharia elétrica e eletrônica

Condições gerais de exercício

Os profissionais atuam, principalmente, em universidades públicas ou em centros de pesquisas vinculados a grandes empresas públicas, em diversas áreas como, por exemplo, em pesquisa e desenvolvimento, ensino, administração pública, defesa e seguridade social, siderurgia, extração de petróleo, mineração. Costumam trabalhar em equipes interdisciplinares compostas, muitas vezes, por pesquisadores de várias instituições ou empresas, com supervisão ocasional. Os pesquisadores em engenharia química e tecnologia, em particular, podem estar expostos a altas temperaturas e a materiais tóxicos. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado registrado.

Formação e experiência

As ocupações da família requerem como escolaridade mínima o superior completo, sendo freqüente profissionais com cursos de pós-graduação e especialização. Normalmente são engenheiros e profissionais com conhecimento teórico necessário para desenvolver pesquisas em engenharia e tecnologia como, por exemplo, química, física e matemática. Habitualmente, os pesquisadores titulares têm, no mínimo, cinco anos de experiência na área.

CBO 2123 :: Administradores de redes, sistemas e banco de dados

Administram ambientes computacionais, definindo parâmetros de utilização de sistemas, implantando e documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes. Fornecem suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no desenvolvimento de ferramentas e aplicativos de apoio para usuários, orientam na criação de banco de dados de sistemas de informações geográficas, configuram e instalam recursos e sistemas computacionais, gerenciam a segurança do ambiente computacional. Podem aplicar geotecnologia em sistemas computacionais.

2123-05 - Administrador de banco de dados - Administrador de banco de dados e de sistemas computacionais
2123-10 - Administrador de redes - Administrador de rede e de sistemas computacionais , Administrador de sistema operacional de rede , Analista de suporte de rede
2123-15 - Administrador de sistemas operacionais - Administrador de sistemas computacionais , Analista de aplicativo básico (software)

CBO 2343 :: Professores de ... engenharia, ... do Ensino Superior

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, ... e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

2343-10 - Professor de engenharia

Condições gerais de exercício

Lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias ... nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional.

Formação e experiência

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.