AVASS

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h04min de 5 de dezembro de 2011 por Zilmar (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Descrição do Projeto

O AVASS (Ambiente Virtual de Aprendizagem de Sinais e Sistemas) é um aplicativo de software com código aberto para aprendizagem autônoma dos conteúdos curriculares desenvolvidos nas ementas de disciplinas da área de Sinais e Sistemas. No AVASS são ilustrados temas fundamentais da área tais como modulações, codifcações e operações com sinais. O ambiente provê uma completa interatividade com o usuário na escolha de propriedades dos sinais, tipos de visualização e ajustes de escalas. Além disso, permite que o código usado em cada módulo seja observado a fim de compreender o seu funcionamento.

O projeto foi realizado através de uma bolsa de pesquisa provida pelo IF-SC através do PIPCIT Edital 04 /2010/PRPPGI.

Aplicações

A principal aplicação do AVASS está no ensino dos cursos técnicos e superiores em telecomunicações, dos quais podem-se citar as seguintes disciplinas:

Módulos

Operações básicas com sinais

Com esse módulo é possível observar conceitos referentes a operações realizadas sobre sinais que são comuns na área de processamento de sinais e sistemas.Estas operações podem ser realizadas com sinais contínuos ou discretos.

Modulação analógica

Neste módulo é possível realizar modulações AM e FM. A interface do módulo permite ao usuário escolher a frequência da portadora e da modulante, tipo do sinal modulante, e o índice de modulação. O usuário pode visualizar os sinais no domínio do tempo, assim como no domínio da frequência.

Modulação digital

No módulo de modulação digital são mostrados além do sinal digital modulado, a sequência binária utilizada e o espectro de frequências (amplitude e fase) do sinal obtido.

Codificação digital

No módulo de codificação digital de sinais, são mostrados o sinal digital codificado, a sequência binária utilizada e o espectro de frequências do sinal obtido. O usuário pode escolher o tipo de codificação e a quantidade de bits a serem codificados. A sequencia de bits usada pode ser gerada aleatoriamente, digitada, ou mantida uma anterior para a visualização da mesma sequência binária com diferentes codificações.

Como utilizar

Interface Principal

A partir dela é possível acessar todos os módulos desenvolvidos. Também é possível utilizar as teclas de atalho para acessar mais rapidamente.

Interface principal do AVASS