Mudanças entre as edições de "AVASS"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 

Edição atual tal como às 15h24min de 11 de dezembro de 2014

Descrição do Projeto

O AVASS (Ambiente Virtual de Aprendizagem de Sinais e Sistemas) é um aplicativo de software com código aberto para aprendizagem autônoma dos conteúdos curriculares desenvolvidos nas ementas de disciplinas da área de Sinais e Sistemas. No AVASS são ilustrados temas fundamentais da área tais como modulações, codifcações e operações com sinais. O ambiente provê uma completa interatividade com o usuário na escolha de propriedades dos sinais, tipos de visualização e ajustes de escalas. Além disso, permite que o código usado em cada módulo seja observado a fim de compreender o seu funcionamento.

O projeto foi realizado através de uma bolsa de pesquisa provida pelo IF-SC através do PIPCIT Edital 04 /2010/PRPPGI.

Aplicações

A principal aplicação do AVASS está no ensino dos cursos técnicos e superiores em telecomunicações, dos quais podem-se citar as seguintes disciplinas:

Módulos

Básico

A partir desse módulo o usuário pode gerar sinais contínuos e discretos no tempo, além de visualizar seu espectro de frequências. Algumas opções do sinal também estão disponíveis, como frequência do sinal, frequência de amostragem e intervalo do sinal.

Operações básicas com sinais

O módulo de operações básicas provê uma interface que possibilita a realização de operações sobre dois sinais distintos e exibe o resultado das mesmas. Ele conta com algumas funções pré-definidas e é a partir delas que o usuário do AVASS desenvolverá seus experimentos.

Modulação analógicas

AM

Este módulo tem como função principal denotar o funcionamento de uma modulação em amplitude, ele provê a configuração de vários parâmetros dos sinais envolvidos, como a frequência de cada um e o índice de modulação.

FM

Outro módulo desenvolvido para modulações analógicas foi o de modulação em frequência. Ele é muito similar ao módulo AM, entretanto não foi possível explicitar no sinal modulado a representação do sinal modulante, pois esse tipo de modulação não é linear.


Codificação de linha

Neste módulo foram implementados os códigos Unipolar NRZ, Unipolar RZ, Polar NRZ, Polar RZ, AMI NRZ e Manchester. Todos apresentam os bits correspondentes ao sinal modulado bem como o espectro do sina.

Modulação digital

Todas as modulações digitais desenvolvidas no AVASS (PSK, ASK e FSK) estão presentes nesse mesmo módulo, semelhantemente ao módulo de codificação de linha. Mantendo dessa forma o padrão e facilidade de uso. Tendo em vista que esse foi o último módulo a ser desenvolvido, o mesmo apresenta algumas características combinadas de outros módulos, tentando ao máximo prover uma interface de alto nível. No módulo de modulação digital são mostrados além do sinal digital modulado, a sequência binária utilizada e o espectro de frequências (amplitude e fase) do sinal obtido.

Como utilizar

Interface Principal

A partir dela é possível acessar todos os módulos desenvolvidos. A opção Arquivo oferece a opção de Sair do AVASS e futuramente poderia ser implementado a opção de carregar um cenário pré-estabelecido. Em Ajuda é possível obter informações sobre o sistema ou acessar a parte de tutoriais. A opção Módulos é uma alternativa aos botões, também é possível utilizar as teclas de atalho para acessar mais rapidamente conforme a tabela abaixo.

Interface principal do AVASS
Módulo carregado
Ctrl + B Módulo Básico
Ctrl + O Módulo de Operações Básicas
Ctrl + V Módulo de Captura de Voz
Ctrl + A Módulo de Modulação Analógica
Ctrl + D Módulo de Modulação Digital
Ctrl + L Módulo de Codificação de Linha


Módulo Básico

Para visualizar um sinal é necessário definir os parâmetros a seguir:

Módulo Básico
  • Tipo do sinal: contínuo ou discreto
  • Escolher o tipo do sinal:
    • Contínuo
    • Discreto
  • Escolher a função do sinal:
    • Cosseno
    • Seno
    • Degrau unitário
    • Sinc
  • Valor de pico, frequência do sinal e frequência de amostragem.

Na inserção manual, é possível plotar qualquer função. Só é necessário definir qual a frequência de amostragem. Um tipo de função que pode ser utilizada é a degrau unitário, definindo funções características de uma porta, por exemplo. A função u(t) já está definida na interface, sendo que para tempo discreto deve-se usar a função u(n).


Módulo de Operações Básicas

A

Módulo de Operações Básicas

realização de operações entre os sinais é feita definindo-se as propriedades dos dois sinais envolvidos, para isso existe um painel lateral esquerdo onde deve-se definir a frequência de cada sinal e qual o seu tipo de função. Também as opções de operações sobre cada sinal somente e depois a operação entre eles.

Módulo de Modulações Digitais

Módulo de Modulações Digitais

Após selecionar a opção de modulação, o usuário poderá definir algumas opções básicas como a quantidade de símbolos usada na modulação (M-ARY), a sequência de símbolos que serão representados no gráfico, a opção de manter os bits gerados e se a sequência binária será gerada automaticamente ou definida pelo usuário. Pode-se considerar como opções avançadas algumas funcionalidades como selecionar se no espectro de frequências será mostrado somente o módulo do sinal, a fase ou ambos. Existe ainda a opção de calcular a média acumulada de FFTs do sinal, que vai sendo feita à medida que novas sequências são moduladas.


Módulo de Codificações de Linha

Módulo de Codificações de Linha

Este módulo apresenta uma interface na qual o usuário escolhe qual será a codificação utilizada e o ambiente gera automaticamente uma sequência binária. Para facilitar a relação entre as codificações, a interface oferece a opção de não gerar uma nova sequência, ou ainda que o próprio usuário defina a sequência de bits. Ao mesmo tempo, sobre cada gráfico gerado são adicionados os valores do bit.

Obtenha o AVASS

Para obter o AVASS preencha o formulário disponível em http://bit.ly/downloadavass

Tarefas a fazer (TODO list)

Bugs encontrados
  • Em ASK não funciona quando selecionado Manual e M-ARY (8) --Marcos Moecke 08h20min de 2 de março de 2013 (BRT)

BUG 8FSK.png

  • EM FSK se M-ARY (8) o diagrama de tempo apresenta a soma de frequencias --Marcos Moecke 08h20min de 2 de março de 2013 (BRT)
  • EM PSK a tela da constelação não deveria ter zoom ativo.--Marcos Moecke 08h31min de 2 de março de 2013 (BRT)
  • No UBUNTU, a interface da Codificação Digital fica desformatada (ver figura) --Marcos Moecke 08h45min de 2 de março de 2013 (BRT)

BUG1CodDig.png

A ser terminado no TCC-Zilmar

  • Documentação do código fonte para uso nas telas explicativas
Proposta de solução:
Talvez criando uma função ou arquivo ".m" para cada bloco de que se deseja que o usuário conheça os detalhes.
  • Uso do help do Matlab para documentar o AVASS
Verificar como isso está funcionando?
  • Juntar os botões [Plotar] e [OK] em um único no módulo básico.
  • A escolha da frequencia de amostragem deve estar junto a escolha do sinal discreto no módulo básico.
  • Padronizar as barras de ferramentas em todos os módulos.
Proposta de solução:
Usar como padrão o visual e comportamento do módulo de modulação digital.
Agrupar todos os códigos chamando uma única função ou procedimento, atualmente as funções são repetidas.
  • Implementar a média dos espectros de frequência nas modulações digitais
Proposta de solução:
Usar o método da codificação digital.

Proposta para trabalhos futuros

  • Problema com memória do sistema, quando altera sucessivamente os parâmetros das modulações analógicas e digitais.
  • Implementar novas codificações digitais: 2B/1Q, HDB3, etc
Proposta de solução:
Usar a interface já desenvolvida, apenas é necessário criar os códigos.
  • Implementar novas modulações digitais: QAM, MSK, etc
Proposta de solução:
Usar a interface já desenvolvida, apenas é necessário criar os códigos.
  • Desenvolver uma opção de salvar os gráficos gerados para um arquivo de imagem ou imprimi-los, possibilitando a produção de relatórios de experimentos; Atualmente o processo usado é a captura de tela;
  • Aperfeiçoar o algoritmo para uso do sinal da voz como sinal modulante no módulo de modulações analógicas;
  • Gerenciar melhor o uso de memória do Matlab, pois em algumas situações ocorre o travamento do sistema.;
  • Implementar a opção de exibir o código atual fora do editor padrão do Matlab, mostrando somente o fragmento do código de interesse;
  • Comparar os valores obtidos através do cálculo da média acumulada de FFTs com outras formas de calculo do espectro de frequencias;
  • Desenvolver um pacote de linguagens para o AVASS, como inglês e espanhol, através do qual todos os comandos e interfaces passam a ser mostrados na linguagem selecionada;
  • Desenvolver módulos que realizem convolução discreta contínua, correlação discreta contínua e PCM, além de outras modulações digitais e codificações digitais;
  • Realizar a migração do ambiente AVASS para WEB assim como a transformação em um aplicativo executável fora do Matlab;
  • Padronizar as interfaces e formas de interação do usuário.
  • Desenvolver um conjunto de experimentos no qual os diferentes módulos são usados.