AULA 18 - Programação 1 - Graduação

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 11h46min de 13 de maio de 2015 por Douglas (discussão | contribs) (Criou página com '=Exercícios Adicionais ponteiros= 1.Implementar um programa para ler dados para dentro das variáveis x e y e somar o conteúdo das mesmas colocando o resultado em x SEM refere...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Exercícios Adicionais ponteiros

1.Implementar um programa para ler dados para dentro das variáveis x e y e somar o conteúdo das mesmas colocando o resultado em x SEM referenciar estas variáveis no scanf ou na expressão de soma.

#include <stdio.h>
main()
{
  float x,y;
}

2.Implementar uma função que compara duas strings passadas como parâmetro. A função retorna 0 se as strings forem iguais e 1 se diferentes. Usar ponteiros.

3.Implementar uma função que recebe como parâmetro o endereço de duas variáveis float que contêm a parte real e imaginária de um número complexo no formato polar (ângulo em radianos). A função deve converter do formato polar retangular colocando a coordenada x no primeira variável cujo endereço foi fornecido como parâmetro e a coordenada y na segunda variável.

void converte_polar_retang(float *parte1, float parte2)
{
}

main()
{
  float num1=1.5, num2=10.6;

  /*chamar a função aqui */

  /* imprimir os valores de num1 e num2 aqui */
}

4.Implemantar uma funçao que recebe como parâmetro o endereço de duas variáveis do tipo char e após a chamada da função os valores das variáveis devem estar maiúsculos(caso elas contenham letras minúsculas).

main()
{
  char alfa='a', beta='b';

  capitaliza(&alfa, &beta);
  
  /* aqui os valores de alfa e beta deverão ser A e B */
}

5.Implementar uma função que recebe uma string contendo uma cadeia de caracteres com dígitos numéricos e retorna o valor inteiro da string. Usar ponteiros.

int a_toi(char *p)
{
}

main()
{
  char *p="123";
  int x;

  x = a_toi(p);
  
  /* neste ponto x deve conter 123 */
}