Mudanças entre as edições de "APROEX ­ No 03/2014: Mulheres na Engenharia: quebrando paradigmas"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 21: Linha 21:
 
forma de um desafio tecnológico, envolvendo o desenvolvimento de mini­produtos, através de uma linguagem de programação educacional.
 
forma de um desafio tecnológico, envolvendo o desenvolvimento de mini­produtos, através de uma linguagem de programação educacional.
  
[Arquivo:Projeto| Documento submetido ao Edital ]
+
[[Arquivo:Projeto| Documento submetido ao Edital ]]

Edição das 17h46min de 28 de agosto de 2014

Objetivos do Projeto

O objetivo geral do projeto é o despertar vocacional de alunas do ensino médio para carreiras da engenharia, em particular da área das Telecomunicações.

Pretende­-se atingir este objetivo através do resgate de exemplos do presente e do passado de mulheres que contribuíram com a ciência e a engenharia. Pretende­-se também reproduzir o “fazer” na engenharia, através de recursos lúdicos compatíveis com o nível de ensino do público ­alvo. Este projeto será desenvolvido juntamente com uma escola de ensino médio, a Escola Presidente Juscelino Kubitschek, em Areias, São José. Está previsto um conjunto de palestras, eventos e oficinas visando resgatar o papel histórico das mulheres na ciência e nas engenharias, em particular na Engenharia de Telecomunicações, de forma a quebrar preconceitos, romper com estigmas associados à área e mostrar o potencial feminino na ocupação de cargos neste domínio. Pretende- se também despertar o interesse pela profissão de engenheira, trazendo uma amostra do mundo do trabalho desta profissional, na forma de um desafio tecnológico, envolvendo o desenvolvimento de mini­produtos, através de uma linguagem de programação educacional.

Documento submetido ao Edital