ANÁLISE DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VOLTADAS AO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PROPOSTAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLDEM-2018

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 21h14min de 9 de outubro de 2019 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com ''''Autor:''' Fernando Elias Guckert '''Resumo:''' Através do presente estudo, que almeja coletar informações com relação ao uso de práticas experimentais envolvendo a te...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autor:

Fernando Elias Guckert

Resumo:

Através do presente estudo, que almeja coletar informações com relação ao uso de práticas experimentais envolvendo a temática de Termoquímica, em modelos diferentes (sendo um roteiro contextualizado com informações sobre metabolismo, consumo e uso energético, além do procedimento prático, e outro roteiro experimental, com os procedimentos práticos a serem desenvolvidos pelos(as) alunos(as)) apresentados pelos Livros Didáticos para Química do PNLDEM-2018. Em nossa pesquisa, objetivou-se verificar semelhanças e disparidades nos resultados coletados, após a execução das práticas. Também foi proposto verificar a construção de conhecimentos científicos e críticos pelos(as) alunos(as). Assim, por meio de ferramentas da Pesquisa Qualitativa, nosso trabalho foi executado utilizando um questionário estruturado, que foi aplicado antes e depois da execução da prática experimental, com 98 alunos(as) de 2o ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Santa Catarina. Foram tabuladas as respostas dos(as) participantes e, através de questões previamente selecionadas dentro do questionário, foi realizada uma tabulação cruzada entre os resultados, a fim de verificar possíveis diferenças entre os resultados apresentados pelos modelos de roteiros experimentais selecionados nos Livros Didáticos de Química envolvendo Termoquímica. Através desses, verificou-se que os resultados coletados foram pouco significativos com relação às informações almejadas pela hipótese de pesquisa apresentada no estudo, uma vez que observou-se pouco crescimento das respostas dadas pelos(as) alunos(as), após a execução das práticas. Dessa forma, pode-se descrever que práticas experimentais devem servir como ferramenta de construção de conhecimento, aliadas à contextualização dos conceitos científicos pelos(as) docentes. Com os resultados coletados, apenas a leitura do roteiro experimental e a realização das práticas foram pouco eficientes no processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as).


Palavra Chave: Ensino de Química, Experimentação, Livro Didático


Texto completo: ANÁLISE DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VOLTADAS AO ENSINO DE TERMOQUÍMICA PROPOSTAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLDEM-2018.pdf