AC-3

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Audio Coding 3 (AC-3)


Ivon Eduardo Esser Rosa, Juliana Camilo Inácio
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Resumo

Resumir em 50 palavras o que será apresentado neste trabalho. Use frases curtas. Elas facilitam o entendimento. Note o use de frases longas torna a leitura cansativa especialmente se não houver pontuação adequada pois o leitor acaba ficando sem folego e muitas vezes não entendendo o que se deseja comunicar por isso não use frases longas como esta.

Introdução

O Audio Coding 3, ou AC-3, é uma tecnologia de compressão de áudio que utiliza o sistema de canais 5.1. Onde são aplicados 5 canais com toda a larguda de banda, representando (Centro, Direita, Esquerda, Surround Esquerda (Traseiro Esquerda) e Surround Direita (Traseiro Direita), e um sexto canal limitado para as baixas freqüências, operando como um sub-woofer. Apesar de operar com múltiplos canais de áudio independentes, o AC-3 é de alta qualidade e baixa complexidade, por codificar uma multiplicidade de canais como uma única entrada. Ele é capaz de operar em taxas de dados baixas, como 320kbps.

Desenvolvido pela DOLBY LABORATORIES, o AC-3 vem sendo cada vez mais utilizado na indústria do cinema e em home theatres. Devido à disposição de suas caixas (centrais, frontais e traseiras), permite ao espectador a sensação de estar dentro do filme.

Funcionamento do CODEC

Assim como o MP3, o AC-3 utiliza algumas propriedades, mascarando o som para realizar a sua compressão. Um fluxo AC-3 é feito sobre uma série de fluxos sincronizados, que são compostos por seis blocos de áudio. Cada bloco de áudio contém 256 amostras de áudio por canal, ou seja, 6 x 256 = 1536 = tamanho do fluxo de áudio[1].

Funcionamento do CODEC

O AC-3 usa a propriedade de mascaramento de sons para alcançar a sua compressão. O sinal de entrada é obtido por amostras PCM que podem ser de 32, 44.1 ou 48kHz, codificados em 20 bits.

Codifiação

Primeiro Passo

Subtópico

Bla, Bla, Bla. Bla2

Comparação com outros CODECs

Cite algumas vantagens e desvantagens do CODEC.

Aplicações

O AC-3 é muito utilizado na indústria do cinema. As trilhas sonoras passam por um codec AC-3, transformando-as em uma fonte de áudio de 5.1 canais associados as imagens do vídio digital. O mesmo sistema é utilizado em DVD e em aparelhos Home Theatres, dando mais emoção e realidade à quem assiste o vídeo. Numa outra versão, na Dolby Digital Live (DDL), um AC-3 é aplicado na codificação em tempo real de tecnologias de mídia interativa, como por exemplo os videos games.

Referências

  1. Cite as referencias precedidas pelo (#)
  2. Cite as referencias precedidas pelo (#)