(Re)pensando o novo normal após a pandemia da covid-19: a realidade dos licenciandos em química de uma instituição de ensino superior da bahia

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h40min de 17 de dezembro de 2020 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com ''''Autora:''' Franklin Kaic Dutra-Pereira, Rafaela dos Santos Lima, Michele Marcelo Silva Bortolai <br /> '''Resumo:''' O surgimento da pandemia provocada pela COVID-19 t...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autora:

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Rafaela dos Santos Lima, Michele Marcelo Silva Bortolai


Resumo:

O surgimento da pandemia provocada pela COVID-19 trouxe à realidade uma face de incertezas, medos, reflexões. Diante desse cenário assustador, a sociedade precisou se (re)iventar e passamos a viver o “novo normal”. O atual conceito de normalidade alterou o campo social e o educacional, trazendo o ensino remoto para a realidade da educação brasileira. O ensino remoto, diferentemente da Educação a Distância, pode contribuir para o aumento das desigualdades sociais, uma vez que não considera questões básicas de acessibilidade. Neste estudo, buscamos discutir o contexto diverso e vulnerável dos licenciandos do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior da Bahia, para atendimento em um curso de extensão on line. Para tanto, enviamos questionários aos estudantes, com o objetivo de investigar condições de acesso remoto às Tecnologias Digitais. Os dados levantados revelaram que parte dos estudantes possuem dificuldades de acesso a distância aos recursos digitais.


Palavra Chave: Ensino remoto; Acessibilidade tecnológica; COVID-19.


Referências: Dutra-Pereira F. K.; Lima R. dos S.; Bortolai M. M. S. (RE)PENSANDO O NOVO NORMAL APÓS A PANDEMIA DA COVID-19: A REALIDADE DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 8 out. 2020.


Texto completo: (Re)pensando o novo normal após a pandemia da covid-19: a realidade dos licenciandos em química de uma instituição de ensino superior da bahia


VOLTAR PARA ARTIGOS