Jorge ProjetoTeste

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 12h17min de 21 de setembro de 2014 por Jorge.ld (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Software

Definição

São conjuntos de instruções ao computador (Scripts) para que o Hardware realize o que seja pedido.

Software Livre

É um tipo de software que permite alterações no seu código fonte sem a necessidade da permissão do criador e/ou proprietário do software. Como exemplo, temos o GNU/Linux. Proprietário ou particular: É um tipo de software que é licenciado com direito exclusivo ao produtor. Ou seja, mudanças no código fonte são proibidas ou, para fazê-las, é necessária a permissão do produtor.

Sistema Operacional (SO)

É um tipo de Software que gerencia os recursos do sistema. Ele faz a intermediação entre o Software e o Hardware. Ele reveza a execução com outros programas, como se estivesse vigiando todo o processo computacional.

Linux

O que é

Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O núcleo tem seu código fonte sob a licença GNU/GPL, sendo assim, um software livre, permitindo alterações no seu código fonte.

História

Inicialmente desenvolvido e utilizado por entusiastas em computadores, os sistemas operacionais ganharam apoio de empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.

Distribuições do Linux: O Linux é dividido em várias distribuições, dentre elas, temos a Debian. Baseada nela, temos o Ubuntu.

Ubuntu

É um sistema operacional de código aberto, baseado no Debian. Patrocinado pela Canonical. Todas as versões deste SO são disponibilizadas sem custo algum.Um dos fatores que deixam o Ubuntu mais ‘versátil’ é o fato de, além da ferramenta ‘padrão’ do SO, virem instalados aplicativos para atender às necessidades ‘básicas’ de um usuário do SO, tais como LibreOffice e Firefox. Além disso, reprodutores de mídia, clientes de e-mail e jogos simples completam a parte ‘básica’ do SO.

Vantagens do Linux: O uso de comandos para tarefas simples ou complicadas, como alterar criar uma pasta ou até mudar permissões sobre ela.