PJI11103: Rede MAN

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h37min de 23 de maio de 2018 por 127.0.0.1 (discussão)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Uma rede MAN envolve a infraestrutura e tecnologias para interligar equipamentos de comunicação no alcance típico de uma cidade. Essa grande rede pode ser decomposta em três partes:

  • Acesso: a rede de acesso se situa na borda da MAN, sendo composta por equipamentos que implantam os enlaces de acesso dos usuários da rede. Existem diversas tecnologias de acesso, como visto na aula anterior, tais como aquelas baseadas em comunicação sem-fio (Wifi, 3G, 4G, 5G), baseadas em fibra (GPON, EPON, Ethernet), ou em cabos metálicos (xDSL, DOCSIS).
  • Agregação: a rede de agregação interliga os equipamentos de acesso, fazendo a intermediação entre eles e o núcleo da rede. Tecnologias típicas nesse nível são MetroEthernet e .
  • Núcleo: o núcleo da rede integra todos os equipamentos de agregação da rede, sendo possivelmente interligada com outras redes (ex: rede de operadoras). Tecnologias típicas nesse nível são IP/MPLS.

A figura a seguir exemplifica uma rede MAN com esses níveis de organização:

PJI3-man-arch.png
Uma possível MAN (fonte da imagem)


No escopo do provedor de acesso que orienta o estudo em PJI3, interessa a rede de acesso com Ethernet sobre fibra ótica. Esse tipo de enlace pode ser denominado como um serviço de uma rede Metro Ethernet, pois para o usuário final o enlace de acesso funciona como uma porta de switch.

Atividade

Realize estes experimentos sobre links ethernet sobre fibra no escopo de uma rede de acesso.