Mudanças entre as edições de "SMU29009: QoS e a Camada de Transporte"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 22: Linha 22:
  
 
* [https://hpbn.co/building-blocks-of-tcp/#three-way-handshake Three-way handshake]
 
* [https://hpbn.co/building-blocks-of-tcp/#three-way-handshake Three-way handshake]
 +
 +
O estabelecimento de conexão TCP envolve o intercâmbio de três mensagens entre o iniciador (cliente) e o atendente da conexão (servidor).
 +
 +
[[imagem:SMU-Three-way.svg]]
 +
<br>''Intercâmbio de mensagens para estabelecimento de conexão''
 +
 +
 +
Para o desempenho de uma aplicação, a principal consequência é a percepção de uma latência para iniciar a comunicação de fato. Para aplicações que transmitem frequentemente pequenas quantidades de dados, o estabelecimento de nova conexão para cada transmissão reduz a taxa efetiva de dados obtida (além da latência). Uma proposta para atenuar o problema se chama [https://en.wikipedia.org/wiki/TCP_Fast_Open TCP Fast Open], aplicável em situações em que ocorrem múltiplas conexões sucessivas entre um mesmo par cliente-servidor. Essa melhoria possibilita que, a partir da segunda conexão, o lado servidor comece a transmitir dados imediatamente após a recepção da mensagem SYN.
  
 
=== Controle e prevenção de congestionamento ===
 
=== Controle e prevenção de congestionamento ===

Edição das 10h03min de 3 de setembro de 2018

Uma aplicação multimidia

A concepção de uma aplicação multimidia:

  • Serviço a ser oferecido
  • Requisitos funcionais
  • Requisitos não-funcionais

Ex:

  • compartilhamento de video um-para-muitos (P2P)

Camada de transporte

Uma aplicação multimidia distribuída se comunica usando serviços da camada de transporte. Nessa camada há protocolos que implementam um serviço de comunicação fim-a-fim entre processos e através de uma rede não-confiável. As características dos protocolos de transporte influenciam o desempenho da aplicação multimidia, e por isso faz-se necessária uma revisão sobre os principais protocolos.

TCP

Negociação em três vias

O estabelecimento de conexão TCP envolve o intercâmbio de três mensagens entre o iniciador (cliente) e o atendente da conexão (servidor).

SMU-Three-way.svg
Intercâmbio de mensagens para estabelecimento de conexão


Para o desempenho de uma aplicação, a principal consequência é a percepção de uma latência para iniciar a comunicação de fato. Para aplicações que transmitem frequentemente pequenas quantidades de dados, o estabelecimento de nova conexão para cada transmissão reduz a taxa efetiva de dados obtida (além da latência). Uma proposta para atenuar o problema se chama TCP Fast Open, aplicável em situações em que ocorrem múltiplas conexões sucessivas entre um mesmo par cliente-servidor. Essa melhoria possibilita que, a partir da segunda conexão, o lado servidor comece a transmitir dados imediatamente após a recepção da mensagem SYN.

Controle e prevenção de congestionamento

Produto da largura de banda pelo atraso

Head-of-line blocking

Otimmização para uso do TCP

UDP

DCCP


SCTP