Mudanças entre as edições de "Implementação de VPNs em redes com BGP/MPLS (título provisório)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'O mercado corporativo geralmente busca como objetivos alguns ideais, como lucro, privacidade de seus dados e facilidade de interação entre suas matrizes e filiais. Por esse mot...')
(Sem diferença)

Edição das 10h01min de 6 de setembro de 2013

O mercado corporativo geralmente busca como objetivos alguns ideais, como lucro, privacidade de seus dados e facilidade de interação entre suas matrizes e filiais. Por esse motivo, cada vez mais as empresas estão empregando em suas estruturas o conceito de VPN (Virtual Private Network). A VPN pode ser resumida como sendo uma rede privada (como o próprio nome sugere) atuando sobre um backbone IP. Antes de o conceito de VPN ganhar força, empresas que quisessem esse tipo de serviço tinham como opção contratar de uma operadora toda a parte de camada de transporte, fazendo todo o tipo de roteamento em um equipamento próprio para a realização do roteamento de toda a sua rede (geralmente atribuído o nome de concentrador). Esse tipo de serviço era geralmente muito trabalhoso devido às várias modificações a serem feitas a mão pela própria empresa assim que um novo link era contratado.

Com a VPN isso pode ser muito facilitado devido a não necessidade de um concentrador, pois toda a parte de roteamento pode ficar invisível aos olhos da empresa, pois ela é feita dentro do backbone IP da prestadora de serviços, necessitando somente da configuração básica dos roteadores de ponta (CEs - Customer Edge). Ganhando popularidade, logo esse serviço já não supria mais as necessidade de algumas corporativas maiores que tinham, por exemplo, mais de um serviço prestado e com isso, não necessitavam de que todas as suas redes "conversassem" entre si. Esse problema poderia ser contornado utilizando mais de uma VPN, criando o conceito de VPNs complexas, onde seria uma para cada serviço prestado e fazendo o tratamento de rotas em um concentrador seu. Alguns outros conceitos surgiram, como a implementação deste serviço utilizando o protolo BGP (Border Gateway Protocol) para mais fácil manuseio da rede.

O backbone IP geralmente é implementado utilizando o MPLS (Multi Protocol Label Switching), devido às diversas vantagens que podem ser implementadas à ele, como por exemplo melhor gerenciamento do tŕafego na rede e menor processamento em cada roteador do backbone IP.