Uso de RFId no Monitoramento de Atividades de Natação

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

Usar a placa de desenvolvimento http://www.raspberrypi.org/ para fazer um protótipo que através de RFId monitore as atividades de natação. Como a placa tem interface USB, deve ser construído um conversor serial RS232 para USB, pois o leitor RFId possui saída RS232. A placa roda Linux embarcado e possui saída HDMI e VGA, então estaria rodando um SW com interface gráfica que mostre no monitor as atividades de natação, velocidade média, velocidade da volta, tempo total do treino, tempo da volta, tempo de descanso, distância total percorrida, etc. Faça também planejamento de treinos e emita relatório do treino realizado.

Resumo extendido

Este trabalho visa obter um dispositivo para análise de desempenho em atividades de natação. A proposta deste projeto surge da continuidade da monografia de (GREFF, 2009), que obteve apenas uma análise teórica sem testes práticos.

Este monitoramente tem como intuito de ajudar ao atleta perante seu treino. Visando obter uma melhor performance gradativa, sem esforço adicional de seu condicionamento físico. Um dos problemas que pode ocasionar uma lesão é a busca de um condicionamento físico em curto tempo de treinamento intenso. Com este dispositivo irá proporcionar um treinamento inteligente e gradativo. Pois o atleta terá acesso às informações de tempo das voltas, velocidade média, velocidade total, tempo de descanço e distância percorrida. Todas estas informções com valores precisos.

Em continuidade ao estudo feito na monografia de (GREFF, 2009) e a patente de monitoramento de atividade de natação com RFId (DONIAK, M). O equipamento de RFId para coletar a identificação do atleta ficará na borda da piscina. E o atleta usará duas pulseiras com um número de identificação, uma no tornozelo e outro no pulso. Sendo a primeira para largada e virada e o outra para chegada na borda da piscina. O equipamento coletará por ondas de rádio frequência o número de identificação. Com isso possibilita o uso de outras identificações, para treinos de diferentes atletas.

Além do equipamento de RFId, o dispositivo também é constituído por um sistema embarcado, afim de facilitar no processamento dos dados e a facilidade de manuseio no ambiente proposto. Este sistema embarcado irá conter um processador ARM com um sistema operacional GNU/Linux, e um software para apresentar os dados obtidos na identificação do RFId.

Diferente de um computador pessoal, que possui inúmeras funções e códigos que trabalha com multitarefas. Um sistema embarcado é um sistema computacional encarregado de executar funções específicas e transparente para o usuário. É constituido por componentes computacionais encapsulados em um único chip. Um componente de suma importância para um sistema embarcado é o microcontrolador (WIKIVERSITY, Embedded Systems).

O Rasperry Pi (FOUNDATION, 2008) é um computador de pequeno porte, aproximadamente com dimensões de um cartão de crédito, que segue a estrutura de um sistema embarcado. Possui um microcontrolador, unidade de processamento gráfico, memória de acesso aleatório (Memória RAM), saídas de audio e vídeo. Sendo assim um equipamento bem estruturado utilizado no projeto.

Além da estrutura de Hardware bem composta, o Rasperry Pi facilita uma instalação de um sistema operacional. Sua facilidade pode-se comparar a uma instalação em um computador pessoal, podendo também escolher variados sistemas operacionais. Para utilização neste trabalho foi escolhido o sistema operacional Debian GNU/Linux (MURDOCK, 1993).

Ao coletar a identificação do atleta, irá desencadear um processo de abstração e análise. Um software com programação em Java incorporado ao Rasperry Pi fará o processo de cálculo. Sabendo o tamanho da piscina juntamente com a idenficação do atleta, o software poderá calcular as informações necessárias para o treinamento. Também incorporado ao software um ambiente gráfico que mostrará os resultados obtidos.

Referências Bibliográficas

DONIAK, M. Patente de Monitoramento de atividade de natacao com RFId.

FOUNDATION, R. P. Raspery Pi. 2008.

GREFF, P. de A. Especificação de um Sistema para Monitoramento de Atividades de Natação usando RFId. Outubro 2009.

MURDOCK, I. Debian GNU/Linux. 1993.

WIKIVERSITY. Embedded Systems.

Cronograma 2012/2-2013

OutubroPesquisa bibliográfica
NovembroPesquisa bibliográfica e delimitação do tema de trabalho
DezembroElaboração de Documento de Avaliação Final e Resumo para Wiki
JaneiroElaboração de Documento de Avaliação Final
FevereiroFinalização de Documento de Avaliação Final
MarçoFinalização e Apresentação