Software para Planejamento de Atividades de natação com RFID

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

INTRODUÇÃO

Esse trabalho terá a finalidade de dar continuidade e complementar os projetos dos alunos Mario Felipe Raulino e Daniel Cogo. Tendo como título central “Uso de RFID no Monitoramento de Atividades de Natação” (RAULINO 2013). Além de ajudar a comprovar o pedido de patente PI0904947-9A2 com o titulo “Sistema de Monitoramento de Atividades de Natação (MAN)” (DONIAK; GREFF, 2009). De acordo com a BARSA (2005, p.258), “a natação é o ato de se mover-se e sustentar-se na água por impulso próprio, com movimentos combinados de penas e braços.” Essa prática pode ser efetuada tanto em um local adaptado pelo homem, como as piscinas ou em ambientes naturais, que é o caso dos mares, dos rios entre outros. Essa prática já é considerada como esporte desde a época da Grécia Antiga, onde já aconteciam os jogos olímpicos. Alguns fatores que levaram esse esporte a ser tão popular, foram os benefícios para o corpo e para a saúde, além de ser recomendado para pessoas com problemas respiratórios. Hoje é praticada principalmente em piscinas, devido à facilidade de construção em um ambiente urbano. Atualmente são construídas piscinas de variados tamanhos, porém existem alguns padrões regulamentados pelas confederações de natação.


MONITORAMENTO DE ATIVIDADES DE NATAÇÃO COM RFID

Esse monitoramento será feito por meio da tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID). Esse sistema irá permitir o controle de voltas dadas na piscina pelo nadador, conseguindo registrar de forma prática e fácil o tempo de cada volta, o tempo total do treino, a distância percorrida, a velocidade média, entre outras informações, que também possam ser exploradas. Ele trará vários benefícios ao treino, facilitando o dia-a-dia do treinador, que poderá ter um número maior de nadadores. Cada nadador portará uma pulseira e uma tornozeleira, ambas com uma tag de RFID. Existirá um leitor de RFID localizada na borda da piscina para que possa fazer a comunicação. Através desse sistema, cada vez que o leitor perceber a presença da tag irá capturar o id e marcar o tempo e o número da volta. A proposta para complementar os projetos anteriores foi criar um software orientado a objeto que permita fazer a leitura de como foi o último treino do nadador, o seu histórico de treinos e programar os próximos treinos. Será criada uma interface entre a máquina e o profissional de educação física, e para isso será necessário utilizarmos a linguagem de programação Java, fazendo uso da ferramenta NetBeans. Existirá uma interação entre o banco de dados MySQL e o dispositivo RaspberryPi. O RaspberryPi faz a aquisição dos dado, armazenando os mesmos em um buffer de tamanho limitado. Este dispositivo possui um programa, desenvolvido em Java, que faz tentativas de envio dos dados contidos neste buffer. Este programa funciona como um socket client e faz o envio dos dados a um socket server, ou seja, encaminha para um computador com endereço IP X estabelecendo uma conexão com porta de serviço Y. Então a ideia é que o programa criado pelo aluno Daniel Cogo absorva os dados obtidos pelo software de planejamento de treino através do banco de dados e carregue o novo treino na placa RaspbarryPi por meio de uma interface.

Para realizar a comunicação entre RaspbarryPi e o host será utilizado a comunicação através de sockets(MENDES et al., N.I.).


Cronograma

  • 1ª e 2ª quinzena de Julho – Estudo das tecnologias e das Atividades de Natação. (RFID, Java). Programação Orientada a Objeto
  • 1ª e 2ª quinzena de Agosto – Desenvolvimento do projeto utilizando o NetBeans
  • 1ª e 2ª quinzena de Outubro – quinzena de Setembro - Desenvolvimento da aplicação que comunica com o banco de dados e inicio dos testes
  • 1ª e 2ª quinzena de Novembro - Testes com aquisição de dados referente a treinos
  • 1ª e 2ª quinzena de Dezembro - Testes finais e inicio da elaboração do documento final
  • Janeiro - Elaboração do documento final e apresentação


Referências

DONIAK, M. H.; GREFF, P. d. A. Sistema de monitoramento de atividades de natação (man). Pedido de patente número PI0904947-9A2 junto ao Instituto Nacional d de Propriedade Industrial, 2009.


RAULINO, M. F. Uso de rfid no monitoramento de atividades de natação. Instituto Federal de Santa Catarina - Trabalho de Conclusão de Curso 1, 2013.


COGO, D, V Software Remoto para Monitoramento de Atividades de Natação com RFID. Instituto Federal de Santa Catarina - Trabalho de Conclusão de Curso 1, 2013.