Memórias

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

SRAM

A memória SRAM vem da abreviação de Static Random Access Memory. Suas células são rápidas e permitem que possamos gravar – apagar desde que o sistema seja mantido ligado, sem necessidade de refresh. Geralmente usada para microcontroladores.

Procedimento de leitura:

Consiste em um pré-carregamento das bit lanes existentes na célula até que o conjunto de transistores e inversores que compõe a célula atinjam a tensão Vdd. Em seguida a word line é ativada diminuindo a tensão na bit lane e selecionando a célula requerida jogando assim uma saída com os dados.

Procedimento de escrita:

Na escrita, o mesmo procedimento é feito, porém não contem nada na saída, por se tratar de um procedimento de escrita.

Arquitetura SRAMs:

Arq.gif

SRAMs tipos DDR e QDR:

  • DDR (Dual Data Rate – taxa de dados duplas) que consiste em processar dados (ler ou escrever em ambas as transições de clock).
  • QDR (Quad Data Rate – taxa de dados quadrupla ) consiste numa extensão do DDR utilizando dois barramentos de dados independentes ,um para dados de entrada (escrita) e outro para dados de saída (leitura).

DRAM

DRAM (Dinamic Random Acess Memory) também voláteis porém ao contrario da SRAMs devem ser atualizada periodicamente (Refresh)a cada milissegundos porque a informação e armazenada em capacitores muito pequenos,além disso são mais lentas que as SRAMs porem possuem preço e densidade baixa ,uma aplicação popular das DRAMs é o (buck memory)memoria principal do computareis.

Arquitetura DRAM e atualização do refresh (CAS-before-RAS):

Dram.png


CAM

CAM (Content Addressable Memory), para ler de uma memoria tradicional o endereço e apresentado ,ao qual é respondendo com o conteúdo daquele endereço. Em uma CAM ocorre o oposto, em vez de um endereço um conteúdo é a presentado ao qual a memoria responde com um endereço.

Camm.png

OT-PROM - Antifusível

OT-PROM (One-Time Programmable Read Only Memory) são memorias baseadas em fusíveis ou antifusíveis ,ao quais abre ou fecha circuito ao serem percorridos por corrente relativamente elevada permitindo assim que os transistores/portas seja inseridos ou removidos do circuito.

EPROM

Uma EPROM (Erasable Programmable Read Only Memory) são memorias baseadas em porta flutuantes é programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos. Uma vez programado, uma EPROM pode ser apagada apenas por exposição a uma forte luz ultravioleta. Um transistor sem carga armazenada na porta flutuante é denominado apagado, o que é considerado '1',enquanto que um transistor com carga é considerado programado.

Eprom.png

Procedimento de leitura:

Para ler basicamente basta fornecer o endereço e os sinais de habilitação do chip para reconhecimento da WL.

Procedimento de escrita:

Para escrever numa memória EPROM primeiramente todo o seu conteúdo deve ser apagado, para isso a memória é exposta à radiação UV durante vários minutos. Em seguida cada palavra de linha (WL) pode ser programada individualmente, para tal, os valores a serem armazenados são aplicados às linhas de bits (BLs) e então a WL correspondente é pulsada em tensão alta.

EEPROM

A EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) é uma memória semelhante ao EPROM no entanto ela foi modificada para resolver o problema de apagamento apenas por exposição a radiação UV. A EEPROM possui um novo dispositivo denominado trânsitos FOTOX (transitor-gate tunneling oxide). esse dispositivo permite que ao se aplicado uma tensão invertida os elétrons retornem para o dreno, apagando o transistor.

Eeprom.png

FLASH

As memórias FLASH são memórias que podem ser vistas como um tipo de EEPROM, no entanto, o processo de gravação e regravação é muito mais rápido. O apagamento é realizado simultaneamente em todo o chip dai o nome (flash).

MEMÓRIAS NÃO VOLATEIS DA PRÓXIMA GERAÇÃO

  • FRAM (Ferro-magnetic Random-Access Memory): memorias semelhantes a DRAM exceto pelo fato do capacitor agora é não volátil. o dielétrico do capacitor é um cristal ferroelétrico (chumbo-zinco-titanato ou PZT).

Fram.png

  • MRAM (Magneto-resistive Random Access Memory): semelhante a DRAM porem é implementado com um resistor variável.

Mram.png

  • PRAM (Phase-change random access memory): é uma nova forma de memória não volátil baseada no uso de cargas elétricas ou utilização de calor para mudar áreas em um material vítreo de cristalino para aleatória amorfa e vice-versa .Os dois estados de vidro Calcogênio ter uma resistividade extremamente diferente, o qual forma a base de armazenar informação.PRAM promete, no tempo, para ser mais rápido e mais barato, e consomem menos energia do que outras formas de memória.

Pram.png