Manual para acesso remoto

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

O acesso remoto pode ser subdividido em duas partes: acesso à rede local da Unidade e transferência de arquivos entre sua estação e a rede da Unidade.

Para o acesso à rede local usaremos NoMachine, que é uma ferramenta de acesso remoto por múltiplos usuários simultaneamente, gráfica, onde o usuário tem acesso a uma janela Linux (no nosso caso), com acesso a todos os aplicativos, a rede local, arquivos e impressoras. É como se estivéssemos na frente de uma máquina da rede local.

Pra transferência de arquivos pode-se usar qualquer ferramenta transferência remota de arquivos, por exemplo para o Windows o FileZilla e para o Linux o scp. Neste caso serão permitidos transferir arquivos entre o servidor titas.sj.ifsc.edu.br e a sua casa. Para acessar os arquivos do DK use o NoMachine para transferir do DK para o Titas e o FileZilla deste para sua casa.

Acesso à rede local

Se ainda não tiver, baixe e instale o aplicativo No Machine NX cliente no windows ou Linux. Em seguida rode o aplicativo.

Primeiro menu do NoMAchine

Red.jpg

Na primeira janela.

  • Se estiver acessando da rede externa preencha os campos Session: Titas (por exemplo), Host: titas.sj.ifsc.edu.br, Port: 22 e internet connection: [escolha o adequado para o seu caso].
  • Caso esteja acessando da rede interna preencha os campos Session: Titas (por exemplo), Host: l7, Port: 22 e internet connection: LAN].

Segundo menu do NoMAchine

Na segunda janela.

  • Mude Desktop para: Unix GNOME e clique em Next.

Terceiro menu do NoMAchine

Na terceira janela.

  • Clique em Finish.

Agora temos um ícno na área de trabalho. Clique nele e aparecerá a janela Uso normal do NoMAchine.

Agora você já estará acessando uma máquina Linux na rede da Unidade São José. Caso você queira acessar seus arquivos use a ferramenta Pasta Pessoal (Locais - Pasta Pessol no menu superior) para mapear suas unidades de rede.

Para sair Clique em IO (canto superior direito) e em Fechar Sessão.

Para os "Windows Maníacos"

Use a Ferramenta "Cliente do terminal Server" (Aplicações - Internet - Cliente do terminal Server) e informe o nome do computador: slade e clique em Conectar. Será aberta uma janela requisitando o login e senha para conexão numa máquina Windows.

Transferência de arquivos

Se não possuir nenhuma ferramenta para transferência remota de arquivos, baixe e instale alguma. Por exemplo FileZilla no Windows e scp ou alguma ferramenta gráfica no Linux.

Para rodar o aplicativo simplesmente coloca-se o servidor remoto: titas.sj.ifsc.edu.br, a porta: 22, login e senha.



VOLTAR para o Portal da Coordenadoria de Informática