Listagem das Placas da TRÓPICO RA

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
CCD
Controladora de Circuitos Terminais Distantes - Realiza o controle serial das placas de terminais (IH1), controla o protocolo HDLC, acessa os quatro planos de comutação de voz (IH4 voz), monitora as falha do gerador de corrente de toque e controla o estágio de linha distante (ELD) RDSI.
CCO
Placa de Canal Comum - controla até dois enlaces de sinalização de Canal Comum.
CCT
Controladora Integrada de Circuitos de Terminais - controla os canais analógicos e digitais do MT e o seu acesso aos planos de voz.
CDU
Controlador da Unidade Distante - processadora de Módulo da UD.
CGI
Placa processadora do SMO e SMA - processadora de Módulo. Possue os elementos: microprocessador INTEL 486 de 32 bits ; memória cache de até 0/64/128 KB (opcional); memória flash de 128/256/512 KB (não volátil); relógio calendário e memória CMOS (opcional); memória dinâmica com detecção e correção de erros (de 4 a 32 MB); duas interfaces seriais (1 RS232/RS422 e 1 RS232); temporizadores/contadores de 16 bits programáveis; controlador de interrupções; interface padrão SCSI-2; interface de rede padrão ETHERNET IEEE 802-3
CGS
Controladores/Geradores de Sincronismo - responsável pela geração primária de sincronismo.
CIT
Controladora Integrada de Interfaces de Terminais - processadora de Módulo com interface IH-2 e acesso aos planos de sinalização e sincronismo.
CSI
Controlador Genérico Integrado - aloca e supervisiona as Vias de Comunicações entre Processadores. Para exercer o controle dos recursos de sinalização entre processadores, dispõe da Interface Intramodular IH8, que incorpora o barramento do microprocessador, para possibilitar o acesso a até duas ECVs. Ela pode interconectar 16 barramentos com até 16 processadores cada, totalizando assim 256 processadores. Controla unicamente uma página e pode ser usada em Centrais com um máximo de 256 processadores.
CSP
Controladora de Sinalização Paginada - aloca e supervisiona as Vias de Comunicações entre Processadores. Recebe os sinais de Solicitação da Página 0 diretamente da IH-4, e das Páginas 1 a 3 pelas placas ECC pela IH-8. Ela controla todas as Páginas do Plano, consegue conectar até 1024 processadores.
CTE
Controlador de Terminais - processadora de Módulo com Interface IH-2.
CUC
Controladora da Unidade de Derivação de Linha - placa da CLAD responsável pelo controle da UDL e tratamento de protocolo;
DAP
Duplo Acesso a Planos - acessa às vias de Comunicação da Interface IH-4 de dois planos dos módulos MX, MS e MZ.
DEF
Distribuição de Energia e Filtro - responsável pela distribuição de energia em corrente contínua interna a Central Trópico RA, recebendo das baterias a tensão de -48 Vcc para distribuir em dois ramos de alimentação, um para conversores de corrente contínua e outro para placas terminais (assinantes e juntores). Localizada no EDEG. Protege os circuitos através de um disjuntor e de um sistema de alta resistência que impede altas correntes capazes de desarmar conversores DC/DC adjacentes, por surto de tensão. Com filtro capacitivo, evita transferência de ruídos entre os consumidores (conversores DC/DC e placas terminais).
DIS
Unidade de controle de discos rígidos e flexíveis - responsável pelo controle de acesso a dispositivos de Memória de Massa e possui as seguintes características: controla até duas unidades de Disco Rígido de 5,25” (EUDR) de 65 MB; controla até duas unidades de Disco Flexível (EUDF) que podem ser de 5,25” ou de 3,5” com capacidades de 360, 1200 ou 1440 KB; controla até uma unidade de Fita Cartucho (EUMC) de 20 ou 40 MB usando a interface de disco flexível; contém um microprocessador 8085 para controlar as funções da placa; contém uma interface serial RS232C para manutenção, temporizadores e quatro canais DMA para uso interno; contém uma interface padrão com o barramento do processador preferencial através da memória dual com possibilidade de estabelecer 16 canais lógicos de comunicação entre a placa processadora e as unidades de Memória de Massa.
DMD
Detetor Multifreqüencial - Digital - implementa 6 enviadores ou receptores MFC, ou 6 enviadores MF para realização da função de identificação de assinante A (tipo BINA). Usa processamento digital de sinais.
DXD
Comutador 2x2 - recebe dois enlaces de 512 canais ECAC na forma paralela a 4 Mbps provenientes de duas placas SPS. Armazena os canais nas memórias da placa. Comuta os canais sob controle da placa TCM. Envia os canais ECJC através de dois enlaces de 512 canais na forma paralela a 4Mbps para as duas placas SPS do MX, sendo um enlace para cada SPS.
ECC
Estágio Concentrador de Controle - implementa uma página de endereçamento de processadores com capacidade de endereçar até 256 processadores.
ECV
Estágio Concentrador de Vias - concentra os dados dos Enlaces da IH-4, e passá-os à CSP do Plano, através da IH-8, para execução do Protocolo de Alocação. As ECV da Via 1 também retransmitem, para todos os enlaces presentes na IH-4, os dados recebidos de qualquer Via.
EFMC
Elemento Fonte Módulo de Comutação -
ERF-E
Enviadores MFC - implementa 3 circuitos enviadores de sinalização MFC entre registros, envia freq. Altas e recebe freq. Baixas. Os sinais MFC enviados são produzidos a partir de amostras armazenadas em EPROM. O sinal MFC recebido é detectado através de filtros analógico.
ERF-R
Receptores MFC - implementa 3 circuitos receptores de sinalização MFC entre registros, envia freq. Baixas e recebe freq. Altas. Os sinais MFC enviados são produzidos a partir de amostras armazenadas em EPROM. O sinal MFC recebido é detectado através de filtros analógico.
ERF
Enviador/Receptor MFC - implementa 3 circuitos enviadores ou receptores de sinalização MFC entre registros.
ESF
Supervisão de Falhas Externas - supervisiona eventos detectados em equipamentos externos à central (ar-condicionado, geradores, portas, etc.) e também para supervisionar as fontes de alimentação da central. Esta placa tem a capacidade de supervisionar até 40 pontas, os quais são sensíveis a variações de impedância e traduzem esta variação para apenas dois estados: aberto (falha) e fechado (funcionamento normal).
FGU
Fonte Geradora de Corrente de Toque - placa de fonte da CLAD que provê as tensões necessárias às diversas placas e corrente de toque aos usuários.
FMT
Fonte do Módulo de Terminais -
GTT
Gerador de Tensão de Toque - responsável pelo fornecimento da tensão alternada de 80 Vrms/25 Hz às placas Terminais de Assinantes, necessária sinalização de toque de campainha do assinante. Localizada no EDEG. Existe uma GTT associada a cada Sub - Bastidor de Assinantes através de cabeação.
JED
Juntores analógicos de Entrada a dois fios - implementa 6 circuitos de juntores de Entrada a dois fios.
JEM
Juntor a Quatro fios com sinalização EM - implementa 6 circuitos de juntores a Quatro fios com sinalização EMe sinalização para satélite.
JMA
Juntor de Máquina Anunciadora - implementa os circuitos de adaptação para seis mensagens de máquina anunciadora.
JMO
Juntor de Mesa Operadora - implementa os circuitos relativos a seis posições de mesa operadora.
JSD
Juntor de Saída a Dois fios - implementa 6 circuitos de juntores de Saída a Dois fios.
MML
Unidade de Memória Dinâmica Multicamadas - estende a capacidade de memória da placa UPN e possui as seguintes características: capacidade de memória de até 128 KB até 2 MB; correção de erro simples e detecção de erro duplo.
QXD
Comutador 4x2 - armazena os canais de 4 interfaces IH13 e faz sua comutação temporal para os canais de duas interfaces IH7.
RES
Referência de Sincronismo - faz parte da estrutura de sincronismo, viabilizando a sincronização da central com referências externas (2MHz) de sincronismo do tipo: interface especial de sincronismo; relógio de césio; oscilador a forno.
RIS
Repetidor Interno de Sincronismo - distribuição secundária de relógio. É localizada no MX. Regenera os sinais de sincronismo da IH12, e repetindo-os através da IH4 para todos os módulos e submódulos do sistema. Os sinais de sincronismo são enviados através da IH9 para as placas pertencentes ao seu próprio MX.
ROT
Robô de Testes - realiza testes da linha (testes para fora da central) bem como nos circuitos de interfaces de linha de assinantes (testes para dentro da central) Testes realizados para fora da central (circuito de linha do assinante): tensão estranha AC; tensão estranha DC; isolação; capacitância; corrente no enlace com fone fora do gancho. Testes realizados para dentro da central (circuito do assinante): corrente de toque (campainha); detecção de estado de gancho (atendimento); alimentação de linha; tom de 425 Hz; tom de 12 KHz; inversão de polaridade; transmissão e recepção por canal de voz; reconhecimento de pulsos decádicos. Uma ROT testa até 2.000 linhas de assinantes ligados à Central.
RTE
Resistor de Terminas - equipada com os resistores de terminação do barramento do processador preferencial (PP), sendo responsável pelo casamento de impedância de todos os sinais deste barramento.
RTL
Robô de Teste de Linha - placa da CLAD de robô de exame de linha;
SER
Unidade de controle de dispositivos seriais - controla dispositivos com interfaces seriais (terminais de vídeo, impressoras, teleimpressoras, equipamentos usando protocolo X.25). Tem como características principais: quatro interfaces programáveis como: síncronas com interface V11 (RS422) - até 1Mbps; assíncronas com interface V24 (RS232C) - de 300 a 19600 bps “fullduplex”; microprocessador 8085 com memória EPROM (32KB), RAM (16KB) e memória de acesso dual (16KB - para comunicação com a placa UPN/CGI); interface serial RS232C para manutenção, oito canais internos de DMA e cinco temporizadores para uso interno; interface padrão com o barramento do processador preferencial através da memória dual, com possibilidade de estabelecer 32 canais lógicos de comunicação entre a placa e as unidades que podem ser mestres do barramento. Cada canal pode funcionar por interrupção ou por polling.
SPS
Conversor Série-Paralelo-Série - recebe os 4 grupos de enlace de voz (IH4), com dois enlaces seriais de 4 Mbps cada, vindos dos módulos de terminais. Converte estes enlaces em um único enlace de 512 canais na forma paralela, com oito fios a 4 Mbps cada (Enlace de Canais A Comutar, ECAC). Este enlace é enviado às placas DXD/QXD através da Interface IH13. Recebe um Enlace de Canais Já Comutados (ECJC) de 512 canais das placas DXD/QXD através da Interface IH7. Converte o ECJC em oito enlaces seriais a 4 Mbps cada, para serem transmitidos aos módulos de terminais em quatro grupos de enlaces de voz (IH4). Assim sendo, as duas placas SPS de um MX correspondem a oito interfaces IH4, ou seja, 16 enlaces de voz de 64 canais a 4 Mbps.
TAB
Terminação de Acesso Básico - implementa 8 circuitos de linha de Acesso Básico - RDSI.
TAD
Terminação de Acesso Digital - implementa 4 acessos a 64 kbit para terminais digitais. Implementa um acesso a 64 kbits/s por segundo, e é utilizada na interligação de terminais digitais ou microcomputadores à Central. Este acesso é feito através de modems que interligam estes terminais à placa TAD.
TAP
Terminação de Acesso Primário - implementa dois circuitos de Acesso Primário RDSI. Trata do acesso ao enlace PCM-30 (padrão G 732, ITU-T).
TCM
Tratador de Comandos da MACO - controla (endereçamento de leitura) as memórias de comutação de voz nas placas DXD/QXD, permitindo que se faça a comutação temporal dos canais de um plano de voz.
TDT
Tronco Digital - adapta um enlace PCM de 32 canais. Inclui um comutador temporal que permite um acesso completo dos canais de linha aos canais do enlace da respectiva IH-1. Tem com principais funções: conversão do código de linha HDB-3 para binário e vice-versa; ; regeneração do relógio externo e retemporização; resincronização a nível de bit e de quadro com a temporização da central; comutação temporal dos canais de voz entre o enlace PCM externo e o intramodular da Interface IH1; detecção e supervisão de alarmes; tratar as informações enviadas pelos canais 0 e 16 do enlace PCM permitindo que o processador do submódulo tenha acesso a essas informações.
TDU
Placa de Tratamento do enlace PCM - placa para tratamento do enlace PCM na unidade distante (UD.
TES
Entrada e Saída de Telecomandos - incorpora as funções das placas TTC e ESF. Possui 12 pontos de ligação para telecomandos e 15 pontos de supervisão de falhas.
TLE
Terminação de Linha Elétrica - implementa 2 interfaces elétricas para enlaces PCM-30 para soluções de Rede de Acesso, tipo CLAD.
TLF
Terminação de Linha Fotônica - implementa 2 interfaces ópticas para enlaces PCM-30 para soluções de Rede de Acesso, tipo CLAD.
TMF
Receptor de Tons MF - implementa 4 circuitos para recepção de sinalização MF de teclado. O par de freqüências gerado no aparelho telefônico MF, digitalizado na placa ULD é convertido para analógico para a detecção do par de freqüências através de filtros analógicos.
TPU
Telefone Público da UDL - placa da CLAD para telefone público;
TTC
Tratadora de Telecomandos - aciona dispositivos externos à central através de telecomandos. Podem ser acionados geradores, equipamentos de ar-condicionado, portas, etc. Esta placa possui 24 pontos de acionamento constituídos de contatos secos de relês, que ficam normalmente abertos e se fecham por aproximadamente um segundo para acionamento e/ou desligamento de um equipamento externo.
TTS
Tratador de Terminais Seriais - Realiza o controle dos enlaces de voz, recebe 8 IH3 (2 por plano) de 32 canais, dando origem a 2 vias de voz IH1A e IH1B, que podem atender a 5 placas terminais (e vice-versa). Verifica a continuidade das vias de interligação entre a matriz e os módulos de terminais. Gera internamente um sinal periódico de 425 Hz (usado para o tom de controle de chamadas e tom de discar) e um sinal de padrão de silêncio.
TUA
Terminal de Usuário Analógico - placa da CLAD para assinante analógica;
TUD
Terminal de Usuário Digital - placa da CLAD para assinante digital (RDSI/64kbps);
TXC
Tratador de Comutação de Conferência - Usada para a realização do serviço suplementar de conferência tripartite.
UED
Unidade Elétrica Distante - Realiza o interfaceamento entre a placa controladora (CCD) e os enlaces PCM de recepção e transmissão que compõem um dos anéis do CLAD.A placa deve ser responsável pela estruturação do sinal transmitido, emissão e recepção dos canais de voz, sincronismo e sinalização, conversão de código de linha, tanto na recepção quanto na transmissão, alem de prover a manutenção e supervisão.
UEO
Unidade de Interface Elétro-Óptica - placa da CLAD drop-insert de enlace do anel com interface de entrada elétrica e saída óptica;
UIL
Unidade de Interface de Linha Elétrica - placa da CLAD drop-insert de enlace do anel com interface elétrica;
UIO
Unidade de Interface de Linha Óptica - placa da CLAD drop-insert de enlace do anel com interface óptica;
ULD
Unidade de Linha de Assinantes Analógicos - implementa 16 circuitos de linha de assinantes, para aparelhos telefônicos decádicos ou MF, troncos de PABX analógicos, e uma interface que pode ser utilizada, opcionalmente, para TP (local ou IU). Cada um dos quais incluindo as funções de bateria, proteção, campainha, supervisão, híbrida e conversões A/D e D/A.
UOD
Unidade Óptica Distante - realiza o interfaceamento entre a placa controladora (CCD) e o meio de transmissão constituído por fibra óptica. A placa deve ser responsável pela estruturação do sinal transmitido, emissão e recepção dos canais de voz, e sinalização, conversão de sinal elétrico para óptico e vice - versa, codificação e decodificação do sinal de linha,além de prover a manutenção e supervisão dos enlaces digitais, indicando a ocorrência de erros, através de loops de teste de continuidade e de reconfiguração do anel.
UOE
Unidade de Interface Óptica-Elétrica - placa da CLAD drop-insert do enlace com interface de entrada óptica e saída elétrica;
UPN
Unidade de Processamento Numérico - processadora de alta capacidade dos MO e MAs. É composta dos seguintes elementos: microprocessador IAPX286 de 16 bits com capacidade de enderaçamento para até 16MB de memória; memória dinâmica de 512 KB; memória EPROM de 64 KB que armazena o firmware de carregamento do Sistema Operacional; duas interfaces seriais; três temporizadores hardware para relógio (“watch dog timer” e “refresh”) da memória dinâmica; gerenciador de interrupções e exceções; controlador do PP-BAR (Barramento do Processador Preferencial).
UTP
Unidade de Linha Telefone Público - implementa 4 circuitos de linha de Telefone Público local ou IU, com sinalização MF ou decádica, para centrais comunitárias, telefone comunitário etc. Envia sinais de tarificação para coleta de ficha por inversão de polaridade rampada ou não ou por pulso de 12 kHz.


Ver também