Indicadores no CEFET-SC

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

INDICADORES DO CEFET-SC – COORD. PESQUISA INSTITUCIONAL

1- Censo da Educação Superior

Solicita informações referentes especificamente em relação aos Cursos Superiores, assim como também solicita informações de Financeiro, Infra-estrutura e Pessoal do CEFET-SC. As informações são fornecidas somente das unidades que tem CST (atualmente SJ e Fpolis). De forma sucinta, em relação as questões de infra-estrutura são requisitados dados sobre biblioteca (espaço físico, informações sobre acervo,número de empréstimos, quantidade de pessoal, etc), recursos de informática, área de laboratório, etc. Sobre pessoal são solicitadas informações de técnico-administrativos e professores como grau de formação, faixa etária, sexo , etc. Pede-se número de docentes e administrativos com dedicação a pesquisa, por área do CNPq, etc. São informadas, no que tange ao financeiro, os tipos de receita da instituição (próprias, transferências, outras receitas, etc), assim com as despesas efetuadas pela IES com pessoal, Custeio, etc.

Os coordenadores de CST (Curso Superiores de Tecnologia) recebem senha para prestar as informações referentes aos CST. O PI (Pesquisador Institucional) elabora estratégia e preenche as informações de cunho geral e presta auxílio aos coordenadores de CST nas dúvidas, buscando se for o caso, informações junto ao MEC.

2- Educacenso

O Educacenso (ou Censo Escolar) é preenchido pelos Cadastradores Acadêmicos da cada unidade. A Gerência Regional de Educação de cada região convoca os cadastradores de cada unidade para treinamento e apresentação dos prazos. O PI acompanha o processo auxiliando os cadastradores e cuidando do cumprimento dos prazos.

No Educacenso são coletadas, anualmente, através do Questionário Eletrônico, informações referentes a educação básica (ensino médio, e profissionalizante) ofertados. Estas informações servem de base para a formulação de políticas públicas e para distribuição de recursos públicos (merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola, dados sobre pessoal docente e técnico-administrativo, dados financeiros e dados de infra-estrutura, compreendendo bibliotecas, instalações, equipamentos e outros recursos institucionais.


3- Sistemas de Informações Gerenciais do MEC (SIG)

No SIG o PI cadastra e mantém atualizado o rol de pessoas com acesso ao SIG (módulo de cadastramento e consulta) e acompanhar a implementação de dados no sistema pelas diversas unidades de ensino. Basicamente a instituição é cadastrada e relatórios de indicadores são gerados a partir das informações fornecidas.


4- SIMEC

Esse processo visa informar ao MEC/SETEC, através do Sistema Integrado de Planejamento Orçamento e Finanças – SIMEC -, dados de matrículas da educação básica (ensino médio e técnico) e superior, mensalmente.

Todos os meses os Cadastradores Institucionais preenchem a tabela em anexo. Até dezembro de 2007 essas informações eram utilizadas para alimentar o sistema SIMEC, porém em 2008 esse sistema ainda não abriu para preenchimento, de qualquer forma continuamos solicitando os dados, para termos os números.


5- Atribuições dos Cadastradores Institucionais das Unidades:

- Operacionalizar o Sistema de Informação Gerencial (SIG), na Unidade de Ensino e outros sistemas que vierem a serem implantados, bem como estabelecer a devida interligação entre os mesmos;

- Coletar, implementar e disponibilizar dados obtidos nos Censos (ensino superior, ensino profissional, educação básica);

- Disponibilizar os dados em atendimento às necessidades da Coordenação de Pesquisa Institucional.


Mais informações:

luciano@cefetsc.edu.br

http://intranet.cefetsc.edu.br

Coordenadoria de Pesquisa Institucional (48) 3271 1407