Disciplina optativa de Libras (EaD) para cursos CST e bacharelados do IFSC

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Código
LIB054709
Carga horária
80 horas teóricas
Aulas
Atividades práticas de aprendizado da Libras. Não há horário de encontro síncrono com todos os alunos.
Campus que oferece
Câmpus Gaspar.
Professores
Uéslei Paterno (Câmpus Florianópolis Continente, Prof. Conteudista) e Kelly Machado Pinho Alflen (Câmpus Jaraguá do Sul – Centro, Prof. da turma).
Motivo da oferta
Conforme o Decreto 5.626/2005 o IFSC deve ofertar a UC de Libras para os alunos dos cursos superiores. Entretanto ela é uma UC optativa para bacharelados e CSTs. Então fique à vontade para se inscrever. Em uma parceria entre o Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Palhoça bilíngue, Câmpus Jaraguá do Sul - Centro e PROEN, ofertamos a UC de Libras na modalidade a distância desde 2018. Atualmente são disponibilizadas umas 250 vagas da UC de Libras optativa por semestre para os cursos superiores do IFSC.
Objetivo
Em Libras, entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Apresentar-se em Libras e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar. Conhecer aspectos da cultura e da identidade do povo surdo. Atingir a fluência aonível A1 do quadro europeu de referência para ensino de línguas.
Horários das aulas
Não há momento síncrono com a turma, pois esta é constituída por alunos de diversos cursos e turmas do IFSC. Há várias atividades de interação em Libras assíncrona no curso. Mediação síncrona com alunos individualmente e em pequenos grupos é agendado pelo professor e acordado com os alunos em diferentes horários para atender as diferentes disponibilidades dos alunos.
Matrícula
A coordenação do seu curso vai te informar como você pode se inscrever e a forma de seleção. Depois a secretaria acadêmica do seu Câmpus fará a sua matrícula manualmente na UC de Libras, pois a UC está sendo disponibilizada pelo Câmpus Gaspar e você não tem como fazer diretamente a matrícula.
Metodologia
Este componente curricular disponibiliza materiais de estudo em livro digital interativo e videoaulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFSC, o Moodle. Neste ambiente, serão orientadas atividades de aprendizagem como os fóruns, chats, tarefas, textos coletivos, questionários, exercícios interativos de compreensão e produção da Libras, leituras complementares, narrativas em Libras, entre outras. As interações em Libras, tanto conversas, como as atividades devem ser filmadas e postadas no AVA tanto pelo professor quanto pelos alunos. O professor fará a mediação pedagógica e a tutoria das atividades deste componente curricular.
Avaliação
Como avaliação há atividades teóricas (escritas) e atividades em Libras, tanto de compreensão, quanto de produção da Libras. Todas de acordo com o nível de aprendizado inicial da Libras. O detalhamento é apresentado no plano de ensino e em Vídeo Aula que explica o plano de ensino.
Ementa
Línguas de Sinais no mundo; alfabeto manual; configurações das mãos; Sistema pronominal; números, horas, meses do ano, estação do ano; estado civil, família e graus de parentesco; verbos com e sem concordância; marcação de gênero; marcações não manuais emocionais e gramaticais. Cores e características de produtos. Verbos relacionados à rotina. Perguntas que exigem uma explicação (perguntas QU) e perguntas com respostas sim e não (perguntas SN). Negação. Libras aplicada a área do curso. Aspectos culturais e históricos do povo surdo.
Bibliografia Básica
  1. QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. 221 p., il.
  2. WILCOX, Sherman; WILCOX, Phyllis Perrn. Aprenda a ver. Rio de Janeiro: Arara Azul. 2005, 190 p. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/9. Acesso em: 10 abr. 2019.
Bibliografia Complementar
  1. BAKER, Anne; BOGAERDE, Beppie vand den; PFAU, Roland; SCHERMER, Trude. The Linguistics of Sign Languages: An Introduction. John Venjamins Publishing Company. 2016. Disponível em: http://acervovirtual.ifsc.edu.br/. Acesso em: 10 abr. 2019.
  2. QUADROS, Ronice Muller de; PIZZIO, Aline Lemos; REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Língua brasileira de sinais I. Florianópolis: UFSC, 2006. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/linguaBrasileiraDeSinaisI/assets/459/Texto_base.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
  3. VILHALVA, Shirley. Despertar do Silêncio. Rio de Janeiro: Arara Azul. 2004. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/ebook/detalhes/10. Acesso em: 10 abr. 2019.