Desenvolvimento de um simulador para transmissão de TV digital para o padrão ISDB-T

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

Hoje a TV aberta (terrestre) é transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras e é utilizado para essa transmissão sinais analógicos transmitidos por canais com largura de banda de 6MHz [1].

Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de frequências disponível. Desta forma é possível transmitir som e imagem com uma melhor qualidade viabilizando a Televisão de Alta Definição (High definition television - HDTV). Com a TV Digital a resolução da imagem aumentou significativamente, comparado com a analógica que era de 400 x 400 pixels, a digital passou para 1920 x 1080 pixels [1].

O telespectador ganhou mais interatividade entre ele e a emissora, devido a algumas funcionalidades que a TV Digital oferece, uma delas é o telespectador poder acessar informações adicionais, como por exemplo o menu de programação [1]. O padrão de transmissão de TV digital adotado no Brasil é o padrão Japonês Integrated Services Digital Broadcasting - Terrestrial (ISDB-T), que diferentemente do padrão americano Advanced Television System Comitee (ATSC) e o europeu Digital Vídeo Broadcasting- Terrestrial (DVB-T), permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis e móveis, sem tarifação.

O sistema de transmissão de TV digital pode ser visto como uma composição de três subsistemas: Codificação e compressão de sinais fonte, multiplexação e transporte e transmissão em radiodifusão terrestre [3].

O objetivo deste trabalho é o estudo da norma brasileira de transmissão de TV digital, ISDB-TB [2] e, através da ferramenta computacional Matlab, desenvolver um simulador para transmissão de TV digital explorando os processos de codificação de canal e transmissão, conforme a especificação [2].


Cronograma

Referências

[1] TV digital. http://www.teleco.com.br/tvdigital.asp, 2010.

[2] Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ABNT NBR 15601:2008. Televisão digital terrestre Sistema de transmissão. V.2008.

[3] Marcelo Carneiro de Paiva. Uma implementação em software do subsistema de transmissão do padrão ISDB-TB. 2009.